As Primeiras Providências - Utilização de Luz Natural

Alguns ambientes necessitam de uma iluminação mais uniforme.
Alguns ambientes necessitam de uma iluminação mais uniforme.

Engenharia e Construção

30/04/2015

Você pode projetar qual o tipo de iluminação natural você gostaria de utilizar em sua casa:

CC: (Componente do Céu) luz que alcança o ambiente proveniente diretamente do céu.

É composta basicamente pela luz direta do sol e pela luz emitida pela atmosfera. Para utilizar este recurso de iluminação natural no projeto de sua casa, você precisará ter conhecimento da proporção e disponibilidade de iluminação (luz) destas fontes em função de sua obra, e que podem ser determinadas pelo conhecimento da posição geográfica e condições climáticas disponíveis em certos períodos de tempo do local.

Neste caso, será avaliado conforto e consumo de energia de acordo com a variação da quantidade de luz durante o dia e no decorrer do ano, a duração e influência local em dispor de luz natural. Para esse cálculo tomam-se alguns parâmetros capazes de calcular a disponibilidade, benefícios ou inviabilidades trazidos com esse sistema, tais como:

• Posição do Sol;

• Épocas (dia, mês e ano) determinantes;

• Latitude e longitude geográfica;

• Tipo do céu – Refere-se às três diferentes condições as quais o céu pode apresentar-se:

“céu claro”,

“céu encoberto” e

“céu parcialmente encoberto (ou intermediário)”.


CRE: (Componente Refletida Externa) A luz chega ao ambiente interno após refletir em uma superfície externa.

É composta da mesma forma que a do sistema anterior: luz direta do sol e luz emitida pela atmosfera. Difere na luz refletida no entorno.


CRI: (Componente Refletida Interna) a luz chega ao ambiente interno após refletir uma ou mais reflexões internas.

Segue os parâmetros anteriores, diferenciando na reflexão que neste caso é interna.

Para definir a prioridade de exposição à luz natural, alguns aspectos devem ser levados em consideração, tais como: estabelecer as atividades de cada ambiente e definir a distribuição necessária de luminosidade para cada um. Alguns ambientes necessitam de uma iluminação mais uniforme e em outros, uma quantidade mais acentuada. Essa variação poderá ser obtida por meio da distribuição reflexiva interna ou externa.

Ambientes que não oferecem a possibilidade de movimentação das pessoas como salas de jantar e bibliotecas o critério de iluminação é diferente daquele em que os usuários podem acomodar-se em diferentes locais. Mas para isso você precisará de um engenheiro ou arquiteto experiente e capaz de fornecer todas as hipóteses e possibilidades de acordo com o projeto de sua casa em mãos.

Este profissional poderá oferecer um projeto de iluminação que tire proveito da luz natural, mas que ao mesmo tempo possa ser controlada. Assim você poderá potencializar as vantagens e reduzir as desvantagens.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93