Comprar um imóvel ou construí-lo?

Comprar um imóvel ou construí-lo?
Comprar um imóvel ou construí-lo?

Engenharia e Construção

02/03/2016

Possuir uma casa própria é um desejo de inúmeros brasileiros. No entanto, antes de adquirir um imóvel é necessário definir uma questão importante: comprar uma casa pronta ou enfrentar o desafio de uma construção? Buscar informações com antecedência, das vantagens e desvantagens de cada opção é o primeiro passo para decidir o que fazer.


Vantagens e desvantagens em comprar um imóvel pronto

O imóvel pronto é a solução para quem precisa se mudar rápido para uma casa. Além disso, outra vantagem de se comprar um imóvel concluído são os financiamentos que facilitam a negociação.

Porém, a compra de um imóvel já construído implica em algumas desvantagens. A estrutura física, como divisões de cômodos, pode não ser exatamente a desejada pelo cliente. Para casos como esses, o mais indicado é reformar o imóvel adquirido de acordo com as necessidades da família e o orçamento disponível.

Além disso, comprar um imóvel pronto costuma sair mais caro do que a construção de uma casa nova porque o seu preço final é baseado no trabalho do construtor, no dinheiro investido na construção, na margem de lucro para quem negocia a venda, entre outros fatores.

Uma saída para diminuir os custos é negociar a compra do imóvel ainda na planta. Para isso, é necessário que o cliente não tenha pressa, pois a espera para realizar a mudança varia de acordo com as características de cada projeto. Outra vantagem desse modelo de compra é a possibilidade de personalizar o ambiente. Basta que fique acertado com a construtora que o acabamento não seja finalizado e assim, o próprio comprador pode escolher como serão os detalhes finais da casa. Por esses motivos, essa opção de compra costuma ser uma das mais viáveis.

O financiamento para uma construção que envolve todos os processos, desde a compra do terreno até o acabamento da obra, é mais difícil e burocrático. Já o programa habitacional do governo pode oferecer subsídios para a compra de uma casa pronta ou na planta, de acordo com a renda familiar, o que ajuda a reduzir o custo final do imóvel.

Existem simulações que podem ser feitas na internet para quem deseja comprar uma casa. Assim, antes de começar a procura pelo imóvel, é recomendável testar as possibilidades de financiamento para escolher as melhores formas de pagamento para ajustar ao orçamento da família.


As vantagens e desvantagens de construir uma casa

Começar uma construção exige coragem, paciência e tempo disponível para supervisionar a obra. A primeira coisa a fazer, nesse caso, é adquirir o terreno mais adequado, analisando o preço, a localização, meios de transporte oferecidos na região, proximidade do trabalho, entre outros critérios.

Após a compra do terreno, é fundamental a contratação de um engenheiro civil ou arquiteto para projetar o novo imóvel. Esses profissionais estão preparados para indicar as melhores opções, tornando a obra mais barata e funcional. Com a planta da casa definida e os profissionais envolvidos no projeto contratados, o próximo passo é orçar os materiais de construção, negociar os preços e dar início a fundação da obra.

Para quem deseja morar em uma casa especial e não tem tempo de supervisionar todo o processo de construção, a solução é contratar um administrador de obras. Esse tipo de profissional é responsável por empregar e supervisionar todo o trabalho, incluindo documentações. A contratação desse tipo de profissional encarece a construção, mas torna-se uma opção interessante para aqueles que não abrem mão de uma casa com estilo, conforto e praticidade.

Para quem deseja economizar, construir uma casa é mais vantajoso, principalmente se já possui um terreno ou algum dinheiro disponível para investir na obra. No entanto, a compra de uma casa na planta é mais viável e fácil para quem vai adquirir o imóvel através de financiamento. Comprar a casa pronta funciona somente para as pessoas com bastante urgência para morar na casa nova.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93