01/01/2008
Por Marcela Dohms - UFPR 
MORFOLOGIA 
ADULTO: 3 a 4 cm, 100 a 200 proglotes, genitália feminina e masculina. Possui escólex com 4 ventosas e rostro com ganchos. 
OVOS: Transparentes, membrana externa e interna, envolvendo a oncosfera. Parece "chapéu de mexicano, visto por cima". 
LARVA: Possui escólex invaginado e envolvido por membrana. 
Hymenolepis nana é uma parasitose que ocorre principalmente em crianças de 8 a 12 anos. Está associada a imunidade e higiene, ocorre em pessoas com alto grau de promiscuidade. A pessoa pode carregar os ovos embaixo das unhas. É cosmopolita, ocorrendo com alta freqüencia nos estados do Sul. A H.nana não tem muita resistência no meio exterior. 
HABITAT 
Intestino delgado, principalmente íleo e jejuno. Os ovos saem nas fezes e a larva cisticercóide pode ser encontrada nas vilosidades intestinais do homem ou na cavidade geral do inseto ( HI ). 
CICLO BIOLÓGICO 
Tipo: Monoxênico e Heteroxênico 
Hi: coleópteros - pulgas (princ. de rato) e carunchos de cereais Trebollium , Trebis 
Monoxênico: Após ingestão pela homem dos ovos contidos nas fezes, há semidigestão dos embrióforos. O embrião hexacanto (oncosfera) é liberado no intestino, penetra nas vilosidades intestinais e forma a larva cisticercóide. Essa larva se fixa na mucosa intestinal pelo escólex. Isso pode estimular o sistema imune e ocorrer imunidade ativa específica. 
Heteroxênico: Os ovos das fezes são ingeridos pelas larvas de insetos. No intestino do inseto, oo embrião hexacanto é liberado e se transforma em larvas cisticercóides. O homem ingere acidentalmente um coleóptero contendo larvas cisticercóides, podendo causar hiperinfecção, pois não forma imunidade e milhares de ovos podem ser liberados no intestino. As larvas então desenvaginam-se no intestino, se fixando à mucosa e transformando-se em vermes adultos. 
Mecanismos de infecção: Auto-infecção externa, interna e heteroinfecção. O mecanismo mais frequente é a ingestão de ovos presentes nas mãos ou alimentos contaminados. Há poucas reinfecções, já que a larva cisticercóide confere forte imunidade ao hospedeiro, tendo se desenvolvido nas vilosidades intestinais. Quando há hiperinfecção pode haver auto-infecção interna, por retroperistaltismo o ovo é semidigerido pelo suco gástrico e penetra na mucosa do íleo liberando a larva cisticercóide. 
PATOGENIA e SINTOMATOLOGIA 
Hymenolepis nana  tem ação mecânica irritativa, devido às ventosas e estróbilo com acúleos. Tb ação espoliativa e tóxica. Ocorre prurido anal, nasal e cutâneo. Pode haver ataques epiláticos. Geralmente há dor no hipocôndrio direito, simulando apendicite. Pode haver diarréia e desinteria. É comum algumas pessoas não apresentarem sintomatologia ou regressão dos sintomas espontaneamente, por ação do sistema imune. DIAGNÓSTICO 
CLÍNICO: Difícil. 
LABORATORIAL: Pesquisa de ovos pelo método de Faust e colaboradores. E método de Hoffman, pous e Janer quando há poucos ovos, pesquisa de tênia, ascaris e esquistossomose. 
obs: O exame parasitológico de fezes pode dar negativo, porque ainda tem parasitas mas os proglotes não se romperam. Por isso, deve-se repetir o exame depois de 2 semanas. 
PROFILAXIA 
Higiene pessoal (lavar as mãos, cortar unhas), saneamento básico, uso de aspirador de pó, tratamento precoce dos doentes, cobrir alimentos das moscas, combate aos insetos de cereais (carunchos) e pulgas no ambiente doméstico. 
TRATAMENTO 
Igual para Tênia. 
HYMENOLEPES DIMINUTA 
Não possui rostro. É parasita de ratos e raramente do homem. O homem é parasita acidental, por ingerir a larva de insetos (pulga, coleópteros) ou os insetos. Geralmente, o parasitismo humano não leva a nenhuma alteração orgânica. O ciclo é heteroxênico. 
Curso relacionado:
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
        O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
                        UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93