Curso de Enfermagem Online: aprenda a utilizar práticas de auditoria

Enfermagem

20/11/2017

Buscar a humanização e democratização dos serviços de saúde também é papel de um profissional de enfermagem. A auditoria é uma prática utilizada na gestão da área com o objetivo de facilitar o cumprimento desta missão. A partir de nosso curso de enfermagem online, preparamos o post abaixo para explicar o que é uma auditoria e como ela pode ser utilizada em nosso campo:

O que é uma auditoria?

Vamos primeiro entender o que significa uma auditoria. A palavra originou-se do latim audire, que se refere a ouvir. O termo foi traduzido para língua inglesa, audit, que significa examinar, corrigir e certificar.

A auditoria consiste na avaliação sistemática e formal de uma atividade para designar se ela está sendo realizada conforme os seus objetivos.

Para o Ministério da Saúde:

“Auditoria é um instrumento de gestão para fortalecer o SUS, contribuindo para a alocação e utilização adequada dos recursos, a garantia do acesso e a qualidade da atenção à saúde oferecida aos cidadãos.”

Trata-se de um ramo da contabilidade que tem sido utilizado por várias profissões, inclusive pela enfermagem, devido à globalização e dada a necessidade das empresas de somarem o trabalho do auditor de enfermagem ao do auditor médico. A avaliação da qualidade assistencial médica passou a ser norma de conduta para a auditoria na área da saúde, sendo o princípio para a prática de profissionais desta área. A preocupação com a qualidade na área da saúde vem desde a metade do século vinte, quando Florence Nightingale lançou as bases modernas da profissão de enfermagem, visando um atendimento ao paciente com o máximo de qualidade.

Na área da saúde, a auditoria vem sendo utilizada como ferramenta de gestão há mais de 50 anos. Deve ser realizada por um profissional que não esteja diretamente envolvido no fazer, com o objetivo de assegurar a conformidade, a qualidade e o controle dos processos.
 
No Brasil, existe o Sistema Nacional de Auditoria (SNA), criado pela Lei Orgânica da Saúde (LOS), que tem como competência o acompanhamento, a fiscalização, o controle e a avaliação técnica, científica, contábil, financeira e patrimonial das ações e serviços de saúde. Em 2001, através da Lei Federal nº 9.961, foi criada a Agência Nacional de Saúde (ANS). A agência reguladora tem as funções de regulação, normatização, controle e fiscalização das atividades que garantem a assistência suplementar à saúde. É tomada como ferramenta de controle e regulação da utilização de serviços de saúde e, especialmente, na área privada, com foco para o controle dos custos da assistência prestada.

Mas para que serve exatamente o processo de auditoria?


Segundo o Ministério da Saúde, entre os principais objetivos ao se realizar uma auditoria, estão:

- Aferir a preservação dos padrões estabelecidos e proceder ao levantamento de dados que permitam conhecer a qualidade, a quantidade, os custos e os gastos da atenção à saúde;
- Avaliar os elementos componentes dos processos da instituição, serviço ou sistema auditado, objetivando a melhoria dos procedimentos, por meio da detecção de desvios dos padrões estabelecidos;
- Avaliar a qualidade, a propriedade e a efetividade dos serviços de saúde prestados à população, visando à melhoria progressiva da assistência à saúde;
- Produzir informações para subsidiar o planejamento das ações que contribuam para o aperfeiçoamento do SUS e para a satisfação dos usuários.

Tipos de Auditorias

Agora que já entendemos no que consiste uma auditoria, vamos aprender sobre como essa verificação de qualidade pode ser realizada na área da saúde. Existem quatro classificações de auditorias. São elas:

• Auditoria analítica: refere-se ao conjunto de procedimentos especializados para análise de relatórios, processos e documentos, visando avaliar se os serviços ou sistemas de saúde atendem às normas e padrões previamente definidos.

• Auditoria operativa: trata-se da verificação de processos e documentos comparados aos requisitos legais/normativos que regulamentam o SUS/Operadoras de Saúde e as atividades relativas à área de saúde, por meio do exame direto dos fatos, documentos e situações.

• Auditoria de gestão: refere-se às atividades que abrangem áreas de controle, fiscalização orçamentária, financeira e contábil, avaliação técnica da atenção à saúde, avaliação de resultados e comprovação de qualidade.

• Auditoria contábil: trata-se da avaliação sistemática de transações, procedimentos, rotinas e demonstrações contábeis de uma entidade versus cumprimento de metas previstas em planos de saúde e/ou de trabalho, apuração de resultados, comprovação de qualidade para o cumprimento das atividades de controle financeiro, contábil e patrimonial nas instituições.

Quanto à execução, a auditoria pode ser classificada em:

• Auditoria prospectiva ou auditoria prévia: tem caráter preventivo e procura detectar situações de alarme para evitar problemas. Está ligada ao setor de liberação de procedimentos ou guias das operadoras de planos de saúde.

• Auditoria concorrente: acontece durante um fato ou processo, para acompanhar a execução das atividades e garantir a qualidade do produto. É realizada quando o paciente ainda se encontra hospitalizado ou em atendimento ambulatorial. Pode ser feita de quatro maneiras: pela avaliação feita pelo paciente e sua família, verificando suas percepções acerca da assistência prestada; pela entrevista do funcionário após a prestação do cuidado, levando-o à reflexão; pelo exame do paciente e confronto com as necessidades levantadas e pela verificação do cumprimento das atividades a serem realizadas pelos profissionais.

• Auditoria retrospectiva: avalia resultados e repara as falhas. Realizada após a alta do paciente. Dessa forma, o paciente que deixou o internamento não é beneficiado após a avaliação dos dados obtidos. No entanto, o benefício se reverte de forma global aos demais.

Quais são as principais ações de auditoria na enfermagem?

A auditoria é entendida como um processo educativo que fornece subsídios para a implantação e gerenciamento de uma assistência de qualidade. As principais atividades de auditoria operacional usualmente executadas são: acompanhamento das unidades de saúde, verificação de denúncias de irregularidades, vistorias nos projetos de credenciamentos de novos serviços, internamentos hospitalares, exames especializados, entre outros.

Entre as atividades e atribuições da auditoria em enfermagem, os itens mais comuns são:

• Superfaturamento de material hospitalar;
• procedimentos básicos;
• classificação de serviço;
• laudos;
• contas;
• gerenciamento de casos de doenças;
• atividades preventivas.

As ações de auditoria desenvolvidas pelas instituições de saúde são realizadas através das equipes de auditores que buscam aferir os aspectos técnicos, científicos, financeiros, patrimoniais e estruturais. A atividade de auditoria de enfermagem se consolida tanto no setor público como no privado, e envolve instituições hospitalares, centros de saúde, e ainda, as operadoras de planos de saúde.

Ficou interessado nessa área de sua carreira? Saiba mais na página de nosso curso sobre o tema, CLICANDO AQUI.

Contribuições para o texto:
Cristiane Chagas Teixeira
Karynne Borges Cabral

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93