Primeiros Socorros em Fraturas

Enfermagem

30/01/2016

O corpo humano é formado por 206 ossos, com mais diferentes tipos e funções e as lesões ósseas são muito comuns no nosso dia a dia.  A lesão que é causada no osso é chamada de fratura que pode ser direta ou indireta, exposta ou fechada, parcial ou total. Entre os diversos tipos de fraturas como reconhecer e quais os primeiros socorros realizados serão os temas abordados.

Tipos de fraturas

Fratura direta – Causada por queda, pancada, acidentes..

Fratura indireta – Causada por impactos mínimos ou até espontaneamente chamada fratura patológica devido a um enfraquecimento dos ossos causado por osteoporose, tumor ósseo..

Fratura exposta -  Pode ser visualizado o osso, pois o osso fraturado (quebrado) rompe (rasga) os músculos, a pele e fica exposto, há sangramento no local.

Fratura fechada – O osso não aparece externamente, há deformidade no local, edema (inchaço), perda da função do membro que impede ou dificulta a movimentação, a pessoa refere dor no local.

Fratura parcial ou incompleta - Não ultrapassa todo o osso, ou seja osso não é quebrado em duas partes. É mais comum em crianças.
Fratura em galho verde: A fratura ocorre em apenas um lado. O córtex de um lado do osso está quebrado, e o outro lado está envergado. Quando o osso se endireita, uma linha de fratura tênue no córtex pode ser vista em um lado do osso, e uma discreta saliência ou defeito em forma de prega é vista do lado oposto.

Fratura completa – Nesse tipo de fratura, o osso se quebra por completo.

Fratura transversal -  A fratura é transversal em um ângulo quase reto em relação ao eixo longitudinal do osso.

Fratura Cominutiva -  Nessa fratura, o osso é estilhaçado ou esmagado no local do impacto, resultando em dois ou mais fragmentos.

Fratura oblíqua -  A fratura atravessa o osso em um ângulo oblíquo.

Fratura espiral - Nessa fratura, o osso é separado e a fratura forma espirais ao redor do eixo longitudinal.

Fratura Impactada - Nessa fratura, um fragmento está firmemente cravado no outro; diáfise do osso é impelida na cabeça ou no segmento terminal. Isso ocorre mais comumente nas extremidades distais ou proximais do fêmur, úmero ou rádio. 

Tratamento – Primeiros Socorros

Identificar se o local é seguro
Visualizar o local da lesão, identificar que tipo de fratura ocorreu > fratura fechada ou exposta.

Pedir ajuda LIGAR para 192 SAMU ou 193 Corpo de Bombeiros

Retirar sapato, meia, joias, pulseira, relógio, qualquer adorno do local, pois o local poderá ficar edemaciado (inchado) e causará danos. Cuidado ao manusear áreas contendo sangue, utilize luvas de procedimento, se não tiver no local se proteja com sacolas plásticas.

- Não movimentar o membro fraturado sem necessidade, isso só irá piorar a lesão.
- Imobilize o local, utilize algum objeto que seja rígido, exemplo madeira, papelão, jornal dobrado..
- A imobilização deve ser realizada pelo menos por duas pessoas

A 1ª pessoa irá elevar o membro suavemente
A 2ª pessoa irá cuidar do ferimento (caso de fratura exposta, utilize pano limpo coloque em cima do local suavemente)
A 1ª pessoa irá posicionar a tala (madeira, papelão, jornal…qualquer objeto que dê estabilidade ao membro fraturado) com o objetivo de estabilizar as duas articulações próximas a fratura

Observação: se o local a ser imobilizado for articulação, imobilizar os dois ossos (antes e depois) da articulação afetada.

Ao fixar a tala ter cuidado para não colocar muita força e parar a circulação sanguínea do local.

Enquanto aguarda o socorro se for caso de fratura fechada poderá colocar gelo no local. Lembre-se nunca coloque o gelo direto na pele, sempre utilize ele com um tecido envolto, ou bolsa de gelo. A aplicação não deve ultrapassar de 20 a 30 minutos.
No caso de fratura exposta cuide do sangramento

Atenção – nunca tente colocar o osso no lugar, imobilize do jeito que ele estiver. O alinhamento do osso é um procedimento feito pelo médico, de preferência no hospital.
Fazendo o procedimento de imobilização do local, colocar gelo, cuidar do sangramento você estará ajudando a diminuir a dor e sofrimento da pessoa, além de evitar o agravamento das lesões. Porém se você não tem certeza do que está fazendo, ou tem dúvidas, apenas aguarde o socorro no local, acalmando a vítima, não cause mais lesões do que a pessoa já tem.

Referências

http://www.abc.med.br/p/ortopedia-e-saude/370949/fratura+ossea+definicao+causas+sinais+e+sintomas+tipos+de+fraturas+diagnostico+tratamento+e+evolucao.htm
http://juninhobarboza.blogspot.com.br/2011/03/tipos-de-fraturas.html
http://pt.wikihow.com/Realizar-os-Primeiros-Socorros-em-Casos-de-Fratura-%C3%93ssea?utm_source=enwikihow&utm_medium=translatedcta&utm_campaign=translated
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/10778/fraturas
http://www.bombeirosemergencia.com.br/fraturas.html
http://www.famerp.br/projis/grp23/socorros.html

http://enfermagemurgenciaemergencia.blogspot.com.br/
Fonte imagens: Google Imagens

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Thais Paulino Travaglia

por Thais Paulino Travaglia

Sou técnica em enfermagem e Enfermeira. Trabalho na área de atendimento pre hospitalar. Alguns cursos: Urgência e Emergência - Portal Educação, Urgência e Emergência Temas Prioritarios I UERJ, 2 Sem.Nacional de APH de Emergências e de Resgate de Acidentados Expo Emergência SP, Suporte Básico de Vida. http://enfermagemurgenciaemergencia.blogspot.com.br/

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93