Enfermeiros estão proibidos de praticar auto-hemoterapia

A posição do COFEN é correta por ainda não possuir muitos trabalhos científ
A posição do COFEN é correta por ainda não possuir muitos trabalhos científ

Enfermagem

09/06/2009

O Conselho Federal de Enfermagem proibiu, ontem, dia 8 de junho, a prática de auto-hemoterapia por profissionais de enfermagem. Após a análise de documentos e estudos, a Resolução nº 346 desaconselha tal prática. Inclusive, a Nota Técnica da ANVISA nº 01, de 13 de abril de 2007, considera a prática uma infração sanitária.

O enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel, ressalta que a auto-hemoterapia é um método que ainda causa controvérsia. “Quem faz e obtém resultados considera uma prática curativa, porém, a posição do COFEN é correta por ainda não possuir muitos trabalhos científicos na área e cabe a nós, profissionais da área da enfermagem, cumprir essa resolução”, frisa o tutor.

A partir de agora, se o enfermeiro descumprir a Resolução e praticar a auto-hemoterapia, será caracterizada infração ética sujeita às sanções disciplinares previstas pelo Código de Ética da Enfermagem.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93