Atendimento à Vítima de Afogamento

Vítima de afogamento.
Vítima de afogamento.

Enfermagem

08/09/2015

Você deverá iniciar o atendimento à vítima de afogamento baseado na circunstância em que se encontra a vítima.

A seguir veremos como poderão ocorrer os procedimentos.

Vítima sem tosse ou espuma na boca ou no nariz

Conduta: Observe se a pessoa consegue comunicar e respirar sem obstrução, encaminhe-a ao serviço médico para avaliação adequada.


Vítima apresenta pouca espuma na boca ou no nariz

Conduta: Mantenha a vítima em repouso, aquecida, tranquilizada, coloque-a em decúbito lateral para evitar engasgamentos, e providencie atendimento médico hospitalar.


Vítima apresenta grande quantidade de espuma na boca e no nariz, pulso radial palpável (pulso do braço)

Conduta: Monitore as funções da vítima, pulso, respiração, etc. Mantenha a vítima em repouso, aquecida, tranquilizada, coloque-a em decúbito lateral para evitar engasgamentos, e providencie atendimento médico hospitalar.


Vítima apresenta grande quantidade de espuma na boca e nariz, sem pulso radial palpável (pulso do braço)

Conduta: - Atentar para o risco de Parada cardiorrespiratória, coloque-a em decúbito lateral direito com a cabeça elevada, monitore as funções da vítima, pulso e respiração. Mantenha a vítima aquecida e providencie atendimento médico hospitalar com urgência.


Vítima apresenta Parada Respiratória

Administrar respiração de resgate.

Relembrando respiração Boca a Boca:

Feche as narinas da vítima com os seus dedos. Inspire profundamente.

Coloque sua boca na boca dela (com proteção facial), não deixando qualquer passagem de ar, e depois sopre todo o ar que está em seus pulmões, observando se o tórax da vítima está se expandindo. Se não ocorrer mudança no tórax dela, pode existir alguma obstrução nas vias aéreas. Nesse caso, é preciso fazer primeiro a desobstrução.

Adultos: Administre 1 ventilação a cada 5 segundos. 12 ventilações por minuto.

Lactentes (Crianças entre 0 a 24 meses) e Crianças: Administre 1 ventilação a cada 3 segundos. 20 ventilações por minuto.


Vítima apresenta Parada Cardiorrespiratória: Aplicar RCP - Ressuscitação cardiopulmonar - Massagem cardíaca

Fique atento (a): Caso perceba que a pessoa está com Parada Cardiorrespiratória logo quando tiver acesso a ela, inicie imediatamente as ventilações, até conseguir deitá-la na superfície. Este tempo que você estará injetando oxigênio em seus pulmões poderá ser fundamental para a vida da vítima.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93