Acolhimento da Pessoa Idosa

Acolher é abrir as portas!
Acolher é abrir as portas!

Enfermagem

22/11/2014

Acolhimento é uma estratégia que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo: faz parte de todos os encontros do serviço de saúde.

O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes. Acolher é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde.


Classificação de risco

A classificação de risco é um dispositivo da PNH (Política Nacional de Humanização), uma ferramenta de organização da "fila de espera" no serviço de saúde, para que aqueles usuários que precisam mais sejam atendidos com prioridade, e não por ordem de chegada.


E quem precisa mais?

Os usuários que têm sinais de maior gravidade, aqueles que têm maior risco de agravamento do seu quadro clínico, maior sofrimento, maior vulnerabilidade e que estão mais frágeis.


Cadastro do Idoso


Deve ser preenchido cuidadosamente por constituir um documento ao próprio idoso e aos profissionais de saúde. Será destinado às anotações de todas as informações relativas a identificação e aos atendimentos do idoso.

A PNSPI (Programa Nacional de Saúde à Pessoa Idosa) lançou também a Caderneta do Idoso, com distribuição e inserção nacional. Assim, cabe ao profissional que faz o cadastro conduzir a entrevista, procurando colher o maior número de informações fidedignas possíveis.

O sigilo e a ética profissional são imprescindíveis.


Objetivo do cadastro do idoso
 
Facilitar constante acompanhamento de cada idoso atendido no sistema de saúde público ou privado, facultando ainda a intervenção de outros profissionais que integram a equipe interdisciplinar.
O cadastro deverá constar:

*Identificação - nome do idoso, data de nascimento, sexo, estado civil (por quanto tempo), profissão, ocupação, escolaridade, endereço próprio e de familiares ou amigos.

*Antecedentes familiares - hipertensão, diabetes, acidente vascular encefálico (AVE), câncer, demência.

*História atual e passada – Deverão ser abordados doenças, tratamentos, cirurgias, quedas, vícios, sintomas, uso de medicamentos, hábitos fisiológicos, sono, repouso, lazer, espiritualidade, ocupação do tempo, alimentação e sexualidade. De uma forma natural, acolhedora e humana.

*Ambiente domiciliar – Falar do ambiente em que o idoso vive deve ter abordagem muito sutil, evitando perguntas que possam levá-lo a situações constrangedoras.

*Situação familiar – essa é uma abordagem delicada que, se for mal conduzida, levará o idoso a omitir fatos relevantes.

*Autocuidado – essas informações são de grande importância porque serão o ponto de partida para as medidas de promoção e prevenção para um envelhecimento ativo e bem-sucedido.


O acolhimento, também chamado de cuidado, é mais do que um ação isolada; é um comportamento frente à existência de outro ser humano, representa mais que um instante de atenção ou de dedicação.

- Denota uma postura de trabalho, de preocupação, de serviço e de envolvimento afetivo com o outro.

- A capacidade de acolher / cuidar é natural, faz parte da essência do humano; basta permitir que ela ocorra.

Você é aquilo que você faz continuamente. Excelência não é uma eventualidade, é um hábito. (Aristóteles)

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Amanda Ferreira Pegado da Silva

por Amanda Ferreira Pegado da Silva

Olá, eu sou Amanda Ferreira e estou no 7° período de Enfermagem, viso ver o paciente como um todo, como um ser, alguém que poderia ser da minha família. Sempre alinhada aos padrões éticos e procurando sempre dar o meu melhor, cada vez mais quero crescer naquilo que mais amo, ajudar ao outro.

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