RAPS na Atenção Básica

A atualização dos profissionais no campo da atenção psicossocial é desafiad
A atualização dos profissionais no campo da atenção psicossocial é desafiad

Enfermagem

13/10/2014

De acordo com o Ministério da Saúde, para ser instituída a região de saúde, esta deve conter, dentre suas ações e serviços mínimos, a atenção psicossocial. O acesso universal aos serviços de saúde se inicia pelas “Portas de Entrada do SUS” e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a demanda e a complexidade de cada serviço. Dentre as portas de entrada estão às ações e os serviços de contemplados na Atenção Básica.


O modus operandi da organização do sistema de saúde é realizado atualmente através de Redes de Atenção (BRASIL, 2010). Redes de Atenção à Saúde (RASs) são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado (BRASIL, 2010).


A atualização dos profissionais no campo da atenção psicossocial é desafiadora, particularmente, neste momento, quando as transformações das formas de cuidar em saúde mental necessitam reflexões críticas sobre o contexto do cuidado, garantam os direitos dos usuários e familiares e concretizem em seu âmbito de atuação o SUS universal, equitativo e integral. A consolidação da Rede de Atenção Psicossocial pressupõe ampliar o cuidado e acesso às pessoas em situação de crise e urgência em saúde mental, constituindo um lugar para suas demandas.


A proposta da RAPS visa garantir o acesso universal, ofertando cuidado integral com qualidade e baseado na interdisciplinaridade.


Deste modo, a RAPS contém diferentes pontos de atenção para atender as pessoas com sofrimento psíquico e com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool, crack e outras drogas (BRASIL). Os desafios emanados das transformações do cuidado em atenção psicossocial também recaem nas universidades como espaços singulares e coletivos de trocas. Tem em sua gama de atribuições a formação do profissional, em especial cursos que desenvolvam conhecimento e competências na atenção à crise e urgência no campo da saúde mental. Diante disso, esse Curso foi planejado para responder aos profissionais que atuam na área frente à questão de como cuidar das pessoas em situação de crise e urgência na perspectiva da Rede de Atenção Psicossocial.


Pretende-se com isso atualizar os trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde, em especial da RAPS, em relação ao cuidado em situações de crise e urgência em saúde mental. Seu objetivo é explicitar a necessária composição entre os diversos pontos de atenção, agregados em diferentes componentes que, contando com um leque ampliado de possibilidades e tecnologias de cuidado, podem fazer frente à complexidade da demanda que se expressa e deve ser compreendida.


O cuidado em saúde mental, conforme proposto pelo ideário do movimento de Reforma Psiquiátrica brasileiro, dialoga com esses mesmos princípios: noção de território, organização da atenção em rede, intersetorialidade, reabilitação psicossocial, interdisciplinaridade, desinstitucionalização, promoção da cidadania e construção da autonomia possível de usuários e familiares.


A construção conjunta de novas formas de cuidado em saúde mental na atenção às crises e/ou urgências ocupa posição estratégica na consolidação de ações, dispositivos e serviços que garantam a integralidade dessa atenção, bem como sustentam os princípios da Reforma Psiquiátrica. O trabalho em rede assume o propósito e a responsabilidade de articular os diferentes atores e instituições para a criação e o acompanhamento dos projetos terapêuticos de cada usuário, na sua singularidade e, ao mesmo tempo, na amplitude de suas necessidades de saúde.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Fernanda Sinhorelli Rodrigues

por Fernanda Sinhorelli Rodrigues

Enfermeira desde 1998 pela Unisinos/RS. Especialista em Pedagogia de Enfermagem / 2005 e Educação Permanente em Saúde / 2008 , Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitária pelo Senad em 201 1 e Saúde da Famíla UFCSPA/2012.Supervisora de Estágio pelo Senac/SC de 2003 a 2005 e Professora de Auditoria Hospitalar do Curso Técnico em Enfermagem do Colé.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93