Aplicação de tecnologias educacionais na educação em saúde

Aplicação das tecnologias educacionais na educação em saúde
Aplicação das tecnologias educacionais na educação em saúde

Enfermagem

11/10/2014

Introdução:

Os profissionais de saúde, além de prestar assistência, assumem seu papel de educadores em diferentes comunidades que possuem diversos graus de instrução, sendo necessário adaptar-se para proporcionar educação em saúde de forma compreensível a todos os integrantes dos grupos sociais, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos, assim prevenindo doenças e promovendo saúde. A educação em saúde é uma ferramenta com eficácia altamente significativa, com o uso de metodologias adequadas, na promoção da saúde e prevenção de doenças. Através das pesquisas são formuladas e aperfeiçoadas alternativas metodológicas adaptadas para suprir a necessidade de cada grupo social para que o ensino-aprendizagem na educação em saúde seja eficaz e entre um destes métodos se destacam as tecnologias educacionais que englobam instrumentos de aplicação simples, para assim despertar a consciência crítica do indivíduo através do entendimento da informação.


Material e métodos:


Trata-se de um estudo de revisão sobre aplicação das tecnologias educacionais na educação em saúde. No primeiro momento foram definidos os objetivos para direcionar a pesquisa, sendo eles a exposição e os benefícios da associação entre educação em saúde e tecnologias educacionais. Após a definição dos objetivos, foram definidos os termos-chave “educação em saúde e tecnologias educacionais”, “tecnologia e práticas educativas”, e realizada uma busca por evidências científicas através da base de dados Google Acadêmico e por meio de livros dispostos no acervo disponível na biblioteca da Faculdade Integrada Tiradentes, Campus Amélia Maria Uchôa, no período de fevereiro a março de 2014, sendo incluídos os estudos que demonstraram aproximação com o tema abordado, cujos são fontes publicadas entre 2005-2010. Por seguinte, foi realizado um resumo que sintetizou as informações disponibilizadas pelos artigos e pelo o livro selecionado, sendo concluído o estudo informando a evidência da necessidade da educação em saúde associada às tecnologias educacionais assim como os benefícios de sua aplicação.


Resultados e discussões:

A educação em saúde é indispensável para promover saúde e prevenir doenças, ou seja, não envolve somente as pessoas com risco de adoecer, porém cada comunidade em seu contexto social possui suas particularidades, principalmente no grau de instrução dos indivíduos pertencentes a cada grupo social. Para que a educação em saúde obtenha êxito em seu objetivo são necessárias políticas públicas concretas e positivas, ambiente apropriado e orientação dos serviços de saúde com propostas pedagógicas baseadas em metodologias adequadas e adaptadas à determinada população (NIETSCHE etal., 2005). A formulação de metodologias alternativas na educação em saúde, destacando as tecnologias educacionais, possibilitou aos profissionais de saúde adaptar sua atuação no contexto educacional a cada segmento social respeitando suas crenças e limitações.


De acordo com Monteiro e Vargas (2006), a aplicabilidade das tecnologias educacionais não devem se limitar apenas à educação formal, devem ser praticadas em todo e qualquer educacional, internamente ou externamente do âmbito assistencial. As tecnologias educacionais são mediadoras das práticas educativas na comunidade e contribui relevantemente com o processo ensino-aprendizagem. Segundo Teixeira (2010, p.598), entre as tecnologias educacionais aplicadas na educação em saúde destacam-se as modalidades táteis e auditivas, expositivas e dialogais, impressas e audiovisuais, sendo sua aplicabilidade relevante para aperfeiçoar a relação entre o profissional e a comunidade, propondo assim renovação dos conhecimentos e das práticas na saúde.

Conclusão:

A aplicação das tecnologias educacionais na educação em saúde beneficia tanto a comunidade como o profissional de saúde, facilitando a comunicação e a compreensão entre ambos, modificando o contexto tradicional de saúde, não sendo uma transferência de conhecimento, pois esta inovação constrói este e associa-o ao saber preexistente, permitindo uma permuta de saberes, objetivando uma visão holística em relação ao indivíduo e sua saúde e renovando o saber profissional.


É extrema importância que a população, além de escutar os profissionais de saúde, durante as consultas e as orientações, os entenda para que a educação em saúde seja efetiva. Este estudo nos proporcionou uma visão academicamente mais ampla de como lidar com as diversas comunidades e uma reflexão sobre a utilização de tecnologias educacionais em nossa atuação profissional para a melhoria da saúde da população.




Referências:

MONTEIRO, S.; VARGAS, E. Educação, comunicação e tecnologia educacional: interfaces com o campo da saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006.

NIETSCHE, E. A. et al. Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem. RevistaLatino-Americana de Enfermagem, v.13, n.3, p.344-353, 2005. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/2814/281421844009.pdf>. Acesso em: 10 Mar. 2014.

TEIXEIRA, E. Tecnologias em enfermagem: produções e tendências para a educação em saúde com a comunidade. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiás, GO, v.12, n.4, p. 598, 2010. ISSN 1518-1944. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/12470>. Acesso em: 22 Fev. 2014.


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Andressa Lima Cavalcante

por Andressa Lima Cavalcante

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