Cuidados com a Vítima de Choque Elétrico

É a passagem de uma corrente elétrica através do corpo
É a passagem de uma corrente elétrica através do corpo

Enfermagem

28/07/2014

ATENÇÃO! FIQUE LONGE DA REDE ELÉTRICA

Quem nunca viu um aviso próximo a alguma rede de alta tensão com o desenho de uma caveira em amarelo? Ou uma propaganda alertando para as crianças brincarem de pipa longe da rede elétrica?


São alertas encontrados com muita frequência e de extrema importância, porque o choque elétrico pode ser fatal.


Vivemos cercados de aparelhos elétricos no nosso dia a dia. Chuveiro elétrico, liquidificador, ventilador, aspirador de pó, secador de cabelos – você provavelmente está em contato frequente com algum desses aparelhos. Dessa forma, a probabilidade de ocorrerem choques elétricos é muito grande. Os choques de alta voltagem podem levar à morte, além de causar queimaduras graves.


Muitos aparelhos elétricos fazem parte do nosso cotidiano, mas nem sempre as pessoas se lembram de que eles oferecem riscos de choque elétrico caso não sejam utilizados corretamente.


SAIBA MAIS...
O choque que vem de cima!


Você sabia que um raio, bastante comum durante as grandes tempestades, é uma descarga elétrica que pode provocar choques elétricos?


Pois é. Talvez um raio ou relâmpago seja a mais violenta manifestação da natureza. Numa fração de segundo, um raio pode produzir uma carga de energia cujos parâmetros chegam a atingir valores tão altos quanto:
• 125 milhões de volts;
• 200 mil amperes;
• 25 mil graus centígrados.


Embora nem sempre esses valores sejam alcançados, mesmo um raio menos potente tem energia suficiente para matar, ferir, incendiar, quebrar estruturas, derrubar árvores e abrir buracos ou valas no chão.


ATENÇÃO! FIQUE LONGE DA REDE ELÉTRICA
Ficou assustado em saber que o risco de choque elétrico está muito presente em sua vida? Não se preocupe! Esta aula vai lhe dar muitas informações para que você saiba lidar com situações relacionadas a choques elétricos. Você vai saber o que é o choque elétrico e como proceder diante de um acidente como esse.


CHOQUE ELÉTRICO: O QUE É ISSO?
O choque elétrico é causado quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se origina quando a corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração, podendo ocasionar a morte da vítima.

A gravidade do choque elétrico varia de acordo com alguns fatores, como:
• Características da corrente (voltagem, frequência);
• Resistência do corpo à passagem da corrente elétrica;
• Percurso da corrente elétrica pelo corpo;
• Tempo de percurso da corrente elétrica.


Você sabe por que é comum ouvir que devemos tomar banho usando chinelos de borracha? Se há alguma “perda” de carga elétrica no chuveiro e você está tomando banho descalço, sua resistência à passagem de corrente elétrica é menor. Por isso, é comum as pessoas utilizarem calçados de borracha para tomar banho caso o chuveiro esteja “dando choque”. Isso porque a borracha é um isolante elétrico e diminui a chance de ocorrência do choque.


Os choques causados por correntes elétricas residenciais apresentam riscos menores, pois normalmente possuem baixa voltagem se comparadas à rede de alta tensão encontrada nos fios presentes na rua e em alguns locais de trabalho. No entanto, qualquer choque merece atenção e cuidado!


A rede elétrica presente nos fios ligados a postes que estão distribuídos nas ruas possui voltagem muito maior do que aquela das ligações elétricas residenciais. Como a voltagem é maior, também é maior o risco de ocorrer choque elétrico mais grave.


Ao passar pelo corpo humano, a corrente elétrica causa um conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifestam no organismo animal e humano: desde uma ligeira contração superficial até a violenta contração muscular, ocasionando morte instantânea. Dentre as diversas perturbações geradas devido ao choque elétrico, podemos destacar:

• Inibição dos centros nervosos, inclusive dos que comandam a respiração, produzindo parada respiratória;
• Alteração no ritmo cardíaco, podendo produzir parada cardíaca;
• Queimaduras profundas, podendo produzir necrose dos tecidos, músculos, ossos, órgãos etc.;
• Alterações do sangue provocadas pelos efeitos térmicos produzidos pela corrente elétrica;
• Perturbação no sistema nervoso;
• Sequelas em vários órgãos do corpo humano;
• Contrações musculares.


ATENDENDO A VÍTIMA DE CHOQUE ELÉTRICO


Você já sabe as principais características do choque elétrico e como ele pode ocorrer. Agora precisa aprender como agir diante da situação de choque elétrico, já que está sendo formado para atuar como técnico em segurança do trabalho.


Em uma situação de choque elétrico, um socorrista bem treinado deve, primeiramente, localizar a fonte que está provocando o choque. Em seguida, deve, imediatamente, desligar o aparelho da tomada ou a chave geral de energia.


Normalmente, a pessoa que leva um choque elétrico fica presa à corrente elétrica. Portanto, não toque na vítima antes desligar a corrente. Caso contrário, você também poderá ser atingido pela descarga elétrica.
Se não for possível desligar a fonte que está provocando a descarga elétrica, afaste a vítima da fonte de eletricidade. Para isso, utilize um objeto seco não-condutor de corrente (ex.: objetos não-metálicos, como cabo de vassoura, bastão de borracha e tábua, e objetos de madeira em geral, já que a madeira é baixa condutora de eletricidade). Antes de fazer qualquer coisa, verifique se seu pé não está molhado e se o chão está seco, porque a água, diferentemente da madeira, é excelente condutora de corrente elétrica.


Caso o acidente tenha ocorrido na rua, com fios de alta tensão, somente a central elétrica pode desligá-los. Logo, procure um telefone para chamar a central elétrica, o Corpo de Bombeiros ou a polícia. Indique o local exato em que está ocorrendo o acidente. Isso ajudará a evitar outros acidentes. Enquanto a corrente não for desligada, fique afastado da vítima, a uma distância mínima de quatro metros. Além disso, não deixe que ninguém se aproxime ou tente ajudá-la.


Somente após a corrente de alta tensão ter sido desligada você deverá socorrer a vítima. Inicie o atendimento checando o nível de consciência e seus sinais vitais (respiração e pulso). Verifique, também, se há queimaduras.


Se a vítima estiver com pulso, mas sem respirar, faça a respiração artificial. Se ela estiver sem pulso, faça o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar. Em caso de queimaduras, retire a vítima do contato com a causa da queimadura e coloque a área atingida em água corrente, limpa e fria. Em seguida, cubra as queimaduras com uma gaze. Se necessário, cubra a pessoa com um cobertor, pois normalmente a vítima sente frio após o choque. Além disso, procure mantê-la calma enquanto aguarda a chegada da ajuda médica especializada ou dos bombeiros.


RESUMINDO...


• O choque elétrico é uma perturbação causada no nosso corpo quando uma corrente elétrica passa por ele.

• Características como a voltagem da rede elétrica e a resistência do corpo são importantes para avaliar o risco do choque elétrico.

• As repercussões de maior destaque do choque elétrico mais grave são: queimadura, parada respiratória e parada cardíaca.

• Caso ocorra um acidente com a rede elétrica, desligue, se possível, o disjuntor ou a chave geral. Apenas após a corrente elétrica ter sido cortada é que se pode tocar na vítima.

• Inicie o atendimento testando o nível de consciência e os sinais vitais.

• Se a vítima não respira e tem pulso (parada respiratória), inicie a respiração artificial. Se ela também não tem pulso (parada cardiorrespiratória), inicie o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar.

• Se o choque provocar queimadura, retire a vítima do contato com a fonte de calor. Caso seja possível, coloque a região atingida em água corrente e fria.

• É importante lembrar que sempre é necessário procurar ajuda médica e do Corpo de Bombeiros.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Everton Elias Silva

por Everton Elias Silva

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Rita - FaSaR/MG (2009). Especialista em Urgência, Emergência e Trauma pela Faculdade Redentor - FacRedentor/RJ (2011), Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em Estratégia Saúde da Família pela FacRedentor/RJ (2012) e Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2013).

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93