A docência como área de atuação do enfermeiro: nível médio e superior

Cursos direcionados à formação técnica profissional em enfermagem
Cursos direcionados à formação técnica profissional em enfermagem

Enfermagem

27/02/2014

Com o objetivo de promover condições favoráveis para sua expansão e para a manutenção de sua condição hegemônica, o modo de produção capitalista passou a utilizar da educação e do ensino como as principais ferramentas de formação de profissionais e de apaziguamento da massa trabalhadora.

Dessa forma, o ensino como atividade profissional, foi se tornando efetivo de forma amplificada e complexa, objetivando se articular tanto com os aspectos político, econômico e social, quanto local, nacional e internacional das sociedades.

Em algum momento de sua trajetória profissional, os enfermeiros são colocados em situações de ensino, sejam elas informais, como o ensino de um determinado cuidado prestado a um paciente e seu cuidador, ou na educação permanente dos profissionais sob sua responsabilidade; ou ainda no ensino formal dos cursos existentes nos diversos níveis de formação da enfermagem brasileira.

Dentre esses cursos do ensino formal, têm-se os cursos direcionados à formação técnica profissional em enfermagem, que estão se expandido de forma significativa ao longo dos últimos anos, motivadas, principalmente, pelo avanço da área técnica profissionalizante no Brasil, e se tornado um campo de trabalho promissor para os egressos dos cursos superiores de enfermagem na docência.

Apesar da importante inserção dos enfermeiros na docência em todos os níveis, na maioria das vezes, esses não receberam formação pedagógica em seus cursos de graduação, fato esse que se torna preocupante, pois, o início da era do conhecimento, fez com que o mercado de trabalho passasse a buscar profissionais não só portadores de conhecimentos relevantes e dotados de habilidades específicas, mas criativos e competentes, o que levou aos centros de educação a busca por formação de novas competências nos profissionais nela formados, e consequentemente, a buscar novas competências nos docentes nela inseridos.

Assim, as novas exigências direcionadas aos profissionais que pretendem se inserir no campo da docência, e o despreparo pedagógico dos enfermeiros docentes constituídos, em sua origem, por profissionais de enfermagem, que são levados, posteriormente à essa condição, faz com que a fase de professor iniciante seja marcada por vários obstáculos a serem vencidos para o sucesso na ação docente (REALI, et al, 2008), sendo relevante que esses docentes apreendam o conceito de competências em sua maior amplitude, com vistas à melhoria da formação das gerações seguintes de profissionais, uma vez que as novas conformações socioeconômicas e culturais presentes na atualidade, fazem com que os conhecimentos docentes e as competências se interliguem neste processo de desenvolvimento pessoal e profissional. (PINHEL, KURCGANT,2007).

Por isso, a reflexão acerca da docência como área de atuação do enfermeiro e como ela se dá, através da reflexão sobre a formação pedagógica do docente enfermeiro, é essencial, devido à complexidade da prática profissional inserida na tarefa da educação.

No entanto, para muitos professores, a docência em saúde é, geralmente, considerada secundária deixando de reconhecer a existência de uma relação entre ensino, aprendizagem e assistência assim como de serem discutidas as especificidades dos cenários do processo ensino aprendizagem e seus atores: professor, aluno, pacientes, profissionais de saúde e comunidade, o que faz com que haja um afastamento dos enfermeiros da docência nos diferentes níveis.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

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