Tentativa de suicídio por intoxicações exógenas

O suicídio é um problema de saúde pública
O suicídio é um problema de saúde pública

Enfermagem

27/08/2013

As intoxicações exógenas ou envenenamentos são manifestações patológicas causadas pelas substâncias tóxicas e geralmente são situações de emergência, sendo que a severidade da intoxicação está implícita no produto em que foi utilizado e sua dosagem, para tanto, qualquer substância pode causar intoxicação se for excedida sua dose.

As fontes comuns de venenos incluem drogas, produtos domésticos, produtos agrícolas, plantas, produtos químicos industriais e substâncias alimentícias. As intoxicações exógenas podem ter circunstâncias ocupacionais, acidentais, como em crianças, por exemplo, serem provenientes de intoxicações crônicas ou até mesmo por tentativa de suicídio.

Os medicamentos estão entre o grupo de substâncias mais utilizadas para fins homicida/suicida, visto que, há uma crescente venda indiscriminada destes produtos. Os motivos mais comuns que levam ao uso dos medicamentos, como tentativa de suicídio está na situação de perda, frustração, sofrimento emocional, problemas de relacionamento familiar ou de namoro entre os jovens e problemas de ordem financeira e/ou conjugais entre os adultos.

O suicídio é um problema de saúde pública, respondendo por 0,4-0,9% de todas as mortes no mundo, 3ª causa entre adolescentes. A cada dia 1000 pessoas tentam suicídio no mundo. Há uma correlação entre suicídio e distúrbios psiquiátricos, dentre eles, citam-se: transtorno de humor, alcoolismo.

Acredita-se que o suicídio e depressão estão associados com redução de neurotransmissores serotoninérgicos.

Por ano mais de 20 mil pessoas tentam se matar ingerindo substâncias tóxicas, sendo que 60% delas utilizam medicamentos. Pesquisas sugerem que as drogas mais utilizadas para fins suicidas são: paracetamol, benzodiazepínicos e antidepressivos tricíclicos, psicotrópicos, bem como, mistura de drogas.

Um estudo realizado em Santa Catarina no período de 2008 à 2011, referente às circunstâncias que levaram a intoxicação, percebeu-se que 49% dos casos foram por tentativas de suicídio, 22% dos casos foram por causas acidentais, 9% por abuso e 5% por uso habitual. Quanto aos agentes causais das intoxicações observou-se que os medicamentos tiveram predominância, contando com 52% dos casos, sendo precedido pelos agrotóxicos agrícolas com 11% dos casos, logo, pelas drogas de abuso com 6% dos casos.

Cabe ao profissional de saúde a adoção de condutas corretas em tempo hábil, afim de, restabelecimento da saúde e prevenção de novo episódio de intoxicação. Citam-se como condutas frente o paciente intoxicado, no caso, pela ingesta de medicamentos:
- Monitoramento do nível de consciência e sinais vitais;
- Busca de informações acerca do tipo, quantidade, tempo decorrido e velocidade de consumo da medicação, bem como associações com outras drogas, álcool etc.;
- Coleta de informações pertinentes ao caso com acompanhantes ou familiares;
- Recursos para diminuir a absorção dos medicamentos ou drogas;
- Notificação da intoxicação exógena;
- Avaliação do risco de uma nova tentativa;
- Suporte de uma equipe multidisciplinar (psicólogo, psiquiatra, enfermeiro, etc.).


Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde [Internet]. Secretaria Executiva. Datasus [acesso em set. 2012]. Informações de Saúde. Informações epidemiológicas e morbidade. Disponível em: <http://www.datasus.gov.br>
LIMA ma, et al; Vitimas atendidas na emergência com intoxicação. Cienc Cuid Saude 2008 Jul/Set; 7(3):288-294.
ROMÃO MR, VIEIRA LJES. Tentativas suicidas por envenenamento. Rev. RBPS. 2004 jan.; 17(1): 14-20.
ZAMBOLIM, C.M et al; Perfil das intoxicações exógenas em um hospital universitário. Revista Médica de Minas Gerais 2008; 18(1): 5-10.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Cássio Adriano Zatti

por Cássio Adriano Zatti

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG); Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG); Pós-graduando pela UNIFESP; Enfermeiro Assistencial do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Iraí - RS. Email: cassiozt@hotmail.com.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93