Resistência bacteriana

Resistência bacteriana
Resistência bacteriana

Enfermagem

22/07/2013

Muito se ouve falar sobre esses seres invisíveis a olho nu, os microrganismos, que podem nos causar muitos danos. A maioria das pessoas não faz ideia de quantos malefícios eles podem nos causar e como agem.

A resistência bacteriana é um problema de saúde pública mundial que se agrava a cada dia. Segundo a teoria da Seleção Natural proposta por Charles Darwin os seres vivos tendem a se adaptar ao meio em que estão, assim também agem as bactérias. O uso empírico indiscriminado de medicamentos favorece a resistência bacteriana, pois uma vez que a bactéria entra em contato com uma substância em quantidade insuficiente para matá-la, esta pode então se tornar resistente a esta substância. As bactérias podem ainda transmitir essa "memória" a outras bactérias.

Sendo assim, para conseguirmos melhorar este quadro é necessário a conscientização da população em geral, pois não se trata apenas de "ter que pegar receita pra tomar antibiótico", não é uma "frescura à toa", acontece que o profissional de saúde sabe qual o tempo e a dosagem necessária para acabar de vez com a bactéria, pois se esta não morre pode aprender a se defender contra o fármaco usado e causar ainda mais problemas ao paciente e pra quem mais ela conseguir atingir. Também é necessário conscientização dos profissionais de saúde em geral por meio da educação permanente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Aline Gianezzi

por Aline Gianezzi

Enfermeira cursando Especialização em Urgência e Emergência na UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93