O estudo do sangue na medicina é chamado de hematologia
Enfermagem
29/05/2013
Hematologia é o ramo da medicina que estuda o sangue e as doenças relacionadas a ele. Apresentaremos algumas doenças hematológicas e seus sintomas:
Anemias:
Anemia ferropriva – Esse tipo de anemia é a mais comum, e acontece quando os níveis de ferro no sangue estão baixos. O ferro é um dos principais constituintes da hemoglobina.
As causas podem ser desde a alimentação pobre em ferro, causada pela falta de ingestão de alimentos como carnes vermelhas, verduras, grãos e etc, a má absorção dos nutrientes ingeridos, e por hemorragias, como as gastrointestinais que podem ser causadas até por parasitoses, hemorragias por causa de úlceras ou sangramento menstrual.
Anemia megaloblástica – é um tipo de anemia que faz com que o DNA iniba a produção de glóbulos vermelhos, ela ocorre pela falta de vitamina B12 e ácido fólico no organismo.
Outras causas da anemia megaloblástica são além de alimentação deficiente, alcoolismo, uso de drogas, distúrbios genéticos e durante a gravidez, pela falta das vitaminas e a demanda por nutrientes ser maior. Os sintomas desse tipo de anemia são perda de peso, de cabelo, e durante a gravidez, podendo causar a má formação do feto, e em crianças, ter o desenvolvimento e a puberdade atrasada.
Anemia perniciosa – É causada pela falta ou má absorção da vitamina B12. Doença secundária a uma gástrica autoimune, que pode causar lesões neurológicas. O diagnóstico é feito com o hemograma e por endoscopia digestiva. O tratamento é feito com injeção de vitamina B12 e ingestão de ácido fólico.
Seus sintomas são: palidez, fraqueza, diarreia, dor de cabeça, perda dos reflexos e equilíbrio, perda de memoria, depressão entre outros distúrbios neurológicos.
Anemia aplástica: é uma doença autoimune, em que a medula óssea produz ineficientemente os três componentes do sangue – glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas. Se diagnosticada tardiamente e logo tratada, pode causar óbito em poucos meses. Seu diagnóstico é mais complexo, além do hemograma, necessita fazer biopsia da medula, exames bioquímicos, estudo citogenético entre outros.
Sintomas: palidez, cansaço, falta de ar, tontura, dor de cabeça, hemorragia na gengiva, feridas na pele.
Anemia de Fanconi: Doença genética e rara, que impede que a medula óssea produza células sanguíneas normais, fisicamente causa anomalias no rosto e polegares, baixa estatura, e comprometimento renal, e tendência a desenvolver leucemia e tumores, além de outras características restritas à essa anemia. O diagnóstico é feito através de observações clinicas. O tratamento é feito com uso de corticosteroides, implantes de medula óssea e transfusões sanguíneas.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93