16/05/2013
A hematologia é o estudo de um dos elementos mais simbólicos em todo o mundo: o sangue, o profissional que trabalha nessa área se dedica ao tratamento de doenças hematológicas bem como onde o sangue é produzido (Medula óssea, gânglios linfáticos e baço), o que faz do profissional hematologista o mais gabaritado para uma análise mais precisa sobre eventuais falhas funcionais do sangue.
O sangue é composto de 34% de elementos figurados (hemácias, leucócitos e plaquetas) e 66% de plasma, a função básica da hemácia é realizar a respiração celular, os leucócitos são responsáveis pelo combate à micro organismos invasores, eles também destroem células mortas e restos de tecido. As plaquetas são fragmentos da medula óssea, responsáveis pela coagulação sanguínea.
Existem diversas doenças hematológicas que diferem entre si na gravidade, tratamento e classificação. Na classificação de anemias temos, por exemplo, a anemia ferropriva, com maior incidência em pessoas com alimentação pobre em ferro. Entre as hemoglobinopatias podemos citar as talassemias que possuem caráter hereditário.
A Hematologia segue sendo uma importante ramificação da medicina, pois um número muito grande de doenças e anomalias só podem ser identificadas através de um exame hematológico completo. O exame de sangue ainda hoje é a forma mais completa para a identificação de doenças que não possuem sintomas aparentes, realizar check-ups regularmente é uma forma segura de manter a saúde em dia e tratar eventuais doenças em estágios iniciais com uma taxa de cura muito alta.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Publicitário
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93