Hematologia - Como prevenir a anemia na Gravidez

A anemia durante a gravidez deve ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível
A anemia durante a gravidez deve ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível

Enfermagem

16/05/2013

A anemia consiste na falta de ferro no organismo, causada pela deficiência nutricional dos alimentos consumidos, má absorção de ferro pelo organismo, hemorragias ou perdas digestivas, cada uma dessas causas está relacionada a mais uma série de fatores que estão contidas em outros artigos desse site, por ora vamos nos ater a um cenário de anemia preocupante: a anemia durante a gravidez, uma tema muito comum no ramo da hematologia.

A anemia durante a gravidez deve ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível, devido às consequências que podem afetar tanto a mãe quanto a criança. Dentre as quais podemos destacar o risco da criança nascer prematura, com baixo peso, risco de morte tanto para a mãe como para o feto, a diminuição das reservas de ferro para a amamentação e fraqueza geral para a mamãe e o bebê, prevenir a tratar a anemia faz com que esses problemas passem longe da gestante.

Para prevenir a anemia durante a gestação a dieta da gestante deve ser rica em vitaminas e minerais, em especial o ferro. Entre os alimentos ricos em ferro podemos citar as carnes, aves, peixes e o fígado em especial, pois este possui um tipo de ferro absorvido facilmente pelo organismo.

O ferro não atua sozinho na prevenção da anemia, sua absorção e distribuição pelo organismo estão relacionadas a outras vitaminais e minerais entre os quais podemos citar:
Vitamina C: Ajuda na absorção do ferro pelo organismo. Está presente em frutas como laranja, limão, acerola, goiaba, maracujá, caju entre outras.

Carboidratos: Fornecem as calorias adicionais que a gestante precisa, sua função é resguardar as proteínas para outras funções mais importantes. Alimentos ricos em carboidratos são os pães, cereais, massas, batata e frutas.

Proteínas: É responsável pela produção de novas células para a mamãe e o feto, uma alimentação com a dose recomendada de proteínas assegura o desenvolvimento celular normal do feto. Entre os alimentos ricos em proteínas podemos destacar as carnes, aves, peixes, ovos, leite e seus derivados, sementes e grãos entre outros.

Ácido fólico: É fundamental para a formação do sistema nervoso, produção de sangue e células no feto recomenda-se a ingestão de pelo menos 600 miligramas de ácido fólico por dia para gestantes. Podemos citar as folhas verde-escuro, fígado, batata-doce, laranja, legumes e alimentos integrais como fonte de ácido fólico.

Vitamina B12: Contribui para a produção de células novas e produção sanguínea, essa vitamina está presente em todos os alimentos de origem animal, gestantes vegetarianas devem receber suplementação. Entre os alimentos ricos em vitamina B12 podemos citar as carnes, peixes, ovos e banana.

Cálcio: Responsável pela formação dos ossos e dentes do bebê, é importante que a gestante possua reservas de cálcio recomendadas, caso contrário o feto utilizará as reservas maternas. Alimentos ricos em ferros são o leite e seus derivados, sardinha em lata, produtos a base de soja, vegetais e alimentos fortificados.

Vale ressaltar que uma alimentação balanceada ajuda a prevenir a anemia durante a gravidez, mas caso seja constatada uma anemia já desenvolvida na gestante, deve-se efetuar o tratamento prescrito pelo médico obstetra, a hematologia apresenta constantes avanços em relação ao tratamento e prevenção de anemias, por isso é importante para a gestante efetuar um pré-natal que auxilie em uma gestação saudável e sem riscos para a criança e para a futura mamãe.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Gustavo Paiva Aires

por Gustavo Paiva Aires

Publicitário

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93