Hematologia - Como evitar a anemia ferropriva

A forma mais comum de anemia estudada em hematologia é a anemia ferropriva
A forma mais comum de anemia estudada em hematologia é a anemia ferropriva

Enfermagem

16/05/2013

A forma mais comum de anemia estudada em hematologia é a anemia ferropriva, esse tipo de anemia está comumente associado à má absorção de ferro pelo organismo, ingestão insuficiente de ferro, hemorragias e perdas digestivas como, por exemplo, úlceras, parasitoses intestinais e câncer no aparelho digestivo.

Uma forma muito eficiente de prevenir a anemia ferropriva é adotar uma dieta equilibrada. Um ponto importante que vale destacar é que vários nutrientes estão relacionados à ausência de ferro, ou seja, não basta apenas ingerir apenas alimentos que contenham ferro e sim alimentos com nutrientes variados que ajudem no bom funcionamento do organismo como um todo.

Construindo uma alimentação saudável
O ferro é o nutriente mais determinante no combate a anemia ferropriva, a sua deficiência prejudica a formação de hemoglobina, o ferro absorvido pelo organismo é dividido em dois tipos: ferro heme que é absorvido mais facilmente pelo organismo, e o não heme, que é absorvido em menor quantidade. As melhores fontes de ferro heme são o fígado, carne vermelha, aves, peixes, moluscos (em especial as ostras) e vísceras em geral. As melhores fontes de ferro não heme são leguminosas, verduras, nozes, feijões e sementes em geral.

Outros alimentos também são igualmente importantes pelo caráter coadjuvante na absorção do ferro pelo organismo, entre eles podemos citar a vitamina A, presente em alimentos como a cenoura, rúcula e vísceras. O ácido fólico pode ser encontrado em alimentos como ovos, fígado e gérmen de trigo. A vitamina B12 pode ser encontrada em vísceras, carnes, ovos, queijo e demais derivados do leite. Ainda podemos citar a vitamina C, cobre e zinco, que podem ser encontrados em frutas, legumes frutos do mar e sementes em geral.

Se você já possui anemia procure consultar-se com um médico, com os avanços na área de hematologia ficou mais fácil diagnosticar e tratar anemias em geral, uma alimentação balanceada pode curar uma anemia de pouca intensidade, mas em estágios avançados é sempre recomendada a adoção de suplementos para complementar a dieta, procure evitar o consumo de cálcio e fibras enquanto está em um quadro de anemia, pois esses inibem a absorção de ferro pelo organismo. Seguindo essas dicas as doenças passarão longe de você.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Gustavo Paiva Aires

por Gustavo Paiva Aires

Publicitário

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93