Síndrome do desconforto respiratório

Ventilação mecânica nos casos mais graves
Ventilação mecânica nos casos mais graves

Enfermagem

22/02/2013

A contusão pulmonar tem como sua manifestação mais temida à síndrome do desconforto respiratório e muitas vezes, está associado a contusões torácicas graves tipo afundamento torácico.

As alterações são dependentes principalmente do edema intersticial inflamatório pós-traumático, assim os sintomas clínicos podem não se manifestar inicialmente sendo mais tardios, às vezes, após 12 a 24 horas.

Diagnóstico:

- História de trauma violento de tórax;
- Dispneia progressiva com início mais tardio;
- Gasometria revelando hipóxia progressiva;
- Radiografia de tórax revelando inicialmente infiltrado alveolar difuso e mais tarde confluente com zonas de condensação.

Relembramos que as alterações são primariamente clínicas e gasométricas e só mais tardiamente radiográficas, portanto não devemos aguardar alterações radiográficas para iniciarmos a terapêutica.

Conduta:
- Restrição hídrica, após a estabilização do possível choque hipovolêmico por outra causa.
- Diuréticos;
- Antibióticos para as possíveis infecções secundárias;
- Fisioterapia respiratória com sedação eficiente da dor;
- Ventilação mecânica nos casos mais graves

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93