Educação a distância: ambientes digitais para o processo ensino-aprendizagem em enfermagem psiquiátrica

Enfermagem

01/01/2008

Tese de Doutorado
Título original Educação a distância: ambientes digitais para o processo ensino-aprendizagem em enfermagem psiquiátrica
Autor Silva, Edilaine Cristina da
E-mail nane@eerp.usp.br
Unidade Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP)
Área de concentração Enfermagem Psiquiátrica
Orientador ¤ Furegato, Antonia Regina Ferreira
 
Banca Examinadora ¤ Furegato, Antonia Regina Ferreira
¤ Luis, Margarita Antonia Villar
¤ Mendes, Isabel Amelia Costa
¤ Oliveira Neto, Jose Dutra de
¤ Sanches, Rafael Faria
 
Data da Defesa 07/03/2007
Palavras-chave ¤ Educação a Distância
¤ Enfermagem Psiquiátrica
¤ Ensino
 
Resumo Original
Estudo descritivo e exploratório cujo objetivo foi investigar a compatibilidade dos ambientes virtuais para o processo ensino-aprendizagem em enfermagem psiquiátrica, através do desenvolvimento e da aplicação de Curso On-line sobre Transtornos de Humor e de Personalidade disponibilizado em ambiente Teleduc. Foram investigados: o uso do ambiente virtual de aprendizagem durante o Curso; a opinião dos estudantes sobre a Tecnologia, as características de competência social para interagir no contexto acadêmico; o Curso e a Interação; o processo ensino-aprendizagem ocorrido nas discussões de casos clínicos pelo Bate-papo; a associação entre as características de competência social (sociabilidade, agressividade, liderança e inibição) e o uso das ferramentas de comunicação. A amostra foi composta por 32 acadêmicos do Curso de Bacharelado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto?USP que cursavam a disciplina de Enfermagem Psiquiátrica. Os dados foram coletados por meio dos registros do ambiente virtual e da aplicação do Questionário de Identificação, do Questionário de Característica Social para Interagir com Colegas no Âmbito Acadêmico e do Questionário de Opinião sobre a Tecnologia, o Curso e a Interação. Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva e teste de correlação, utilizando-se o programa SPSS e análise de conteúdo. O trabalho conjunto de diferentes especialistas culminou na criação de um desenho educativo contextualizado com a realidade dos estudantes e da assistência em enfermagem psiquiátrica. A amostra apresentou níveis medianos de sociabilidade, liderança, inibição e baixa agressividade; sociabilidade e liderança apresentaram correlação positiva para o uso das ferramentas de comunicação, enquanto a inibição e a agressividade apontaram uma correlação negativa. As discussões pelo Bate-papo permearam a aprendizagem de conhecimentos, procedimentos, atitudes e valores, e promoveram a participação ativa dos estudantes. Conclui-se que ambientes virtuais são compatíveis para apoiar o processo ensino-aprendizagem em enfermagem psiquiátrica, criando novas possibilidades educativas e mantendo canal aberto para a informação e a comunicação; o desenvolvimento de cursos on-line exige dedicação conjunta de especialistas na temática, em recursos informáticos e em didática para educação a distância; as maiores dificuldades dos estudantes parecem estar relacionadas a ter iniciativas e a desenvolver um processo de auto-aprendizagem mais crítico e reflexivo; a competência social contribui para a participação do estudante em processos educativos a distância; as instituições formadoras devem atentar para o desenvolvimento de atitude relacional junto aos estudantes; conhecer as características pessoais dos estudantes contribui para desenvolver uma aprendizagem mais personalizada que considere as dificuldades pessoais. A melhoria na qualidade da assistência de enfermagem aos portadores de doenças psiquiátricas justifica todo investimento no processo de formação do enfermeiro.
Título em Inglês Distance education: virtual environments for the teaching-learning process in psychiatric nursing
Palavras-chave em Inglês ¤ Distance Education
¤ Psychiatric Nursing
¤ Teaching
 
Resumo em Inglês
This descriptive and exploratory study aimed to investigate the compatibility of virtual environments with the teaching-learning process in psychiatric nursing through the development and implementation of an online course about personality and mood disorders, available in the Teleduc environment. The study investigated the use of the virtual environment during the course, the students opinion about technology, social competencies to interact in the academic context, the Course and the Interaction, the teaching-learning process that occurred during discussions of clinical cases in online chats, the association between social competency characteristics (sociability, aggressiveness, leadership and introversion) and the use of communication tools. The sample consisted of 32 undergraduate students at the University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing, who attended the psychiatric nursing course. Data were collected through records of the virtual environment and the application of the Indentification Questionary, Questionary of Social Characterist to Colleagues in the Academic Scope and of the Questionnaire of Opinion on the Technology, the Course and the Interaction. The results were analysed by descriptive statistics and correlation tests, using SPSS and content analysis. The joint work of different specialists produced an educative cartoon that reflects the reality of these students and psychiatric nursing care. The sample presented average levels of sociability, leadearship, introversion and low agressiveness. Sociability and leardership presented a positive correlation with the use of communication tools, while introversion and agressiveness indicated a negative correlation. The discussions through online chat sessions permeated the acquisition of knowledge, procedures, attitudes and values and promoted students active participation. It was concluded that virtual environments are compatible to support the teaching-learning process in psychiatric nursing, creating new educational possibilities and keeping an open channel for information and communication. The development of online courses demands joint work by specialists in the subject, in computer resources and distance education pedagogy. The biggest difficulties of the students seem to be related to have initiatives and to develop process of a more critical and reflective auto-learning. The social ability contributes for the participation of the student in distance educative processes. The institutions must observe the students attitude with regard to interpersonal relationships. Knowing students personal characterists helps to develop customized teaching. The improvement in the quality of nursing care delivery to psychiatric patients justifies the investment in the nurse training process.

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