01/01/2008
Tese de Doutorado
Título original "Vivenciando a amamentação e a sexualidade na maternidade: "Dividindo-se entre ser mãe e mulher"
Autor Abuchaim, Erika de Sá Vieira
E-mail abuchaimef@superig.com.br
Unidade Enfermagem (EE/EERP)
Área de concentração Enfermagem
Orientador ¤ Silva, Isilia Aparecida
Banca Examinadora ¤ Silva, Isilia Aparecida
¤ Abrão, Ana Cristina Freitas de Vilhena
¤ Almeida, João Aprigio Guerra de
¤ Praça, Neide de Souza
¤ Teruya, Keiko Miyasaki
Data da Defesa 11/10/2005
Palavras-chave ¤ Aleitamento materno
¤ Mulheres
¤ Sexualidade
Resumo Original
A interface entre a amamentação e a sexualidade feminina é um aspecto de suma importância na vida das Mulheres/ Nutrizes, mas pouco conhecido pelos profissionais que as assistem. Buscou-se, portanto, investigar como essa vivência se dá segundo a ótica dessas mulheres. Este estudo, tomando como princípio norteador o modelo teórico Pesando Riscos e Benefícios (Silva, 1997), teve como objetivos: Compreender o significado consciente da interface da sexualidade e da amamentação para as mulheres que vivenciam este processo e Compreender a maneira como a dimensão atribuída ao significado da interface da sexualidade e da amamentação manifesta-se nas formas de ação para as mulheres em relação à amamentação ou à sexualidade. Utilizou-se como referenciais teórico e metodológico o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados, respectivamente para análise dos dados, que foram obtidos por meio de 13 entrevistas realizadas com mulheres, residentes no município de São Paulo, que estavam amamentando ou que já tivessem passado por essa experiência. Dos resultados emergiram três fenômenos: Sentindo que o corpo mudou/ Assumindo novos papéis e Não podendo estar inteira na relação que possibilitaram a identificação do fenômeno central: DIVIDINDO-SE ENTRE SER MÃE E MULHER, representativo do processo investigado. O estudo revelou que para essas mulheres, a experiência de amamentar e sua interface com a sexualidade se dá vivenciando a sexualidade na maternidade, quando por meio de um movimento constante de divisão entre os papéis de Ser Mãe e Mulher busca mediar a amamentação e sua vida sexual, procurando conciliar essas novas funções com os demais papéis por ela desempenhado; deixando claro, no entanto, que para as mulheres deste estudo, nessa fase de suas vidas a prioridade é a criança e seus cuidados.
Título em Espanhol Vivenciando la imantación y la sexualidad en la maternidad: “dividiéndose entre ser madre y mujer”
Palavras-chave em Espanhol ¤ Alentamiento materno
¤ Mujeres
¤ Sexualidad
Resumo em Espanhol
La interface entre la lactancia materna y la sexualidad femenina es un aspecto de suma importancia en la vida de las Mujeres/Nutrices, sin embargo poco conocido por los profesionales que las asisten. Se buscó entonces investigar cómo se da esa vivencia según la óptica de estas mujeres. El presente estudio, realizado con el principio norteador del modelo teórico Pesando Riesgos y Beneficios (Silva, 1997), tuvo como objetivos: Comprender el significado conciente que tiene la interface de la sexualidad y de la lactancia materna para las mujeres que vivencian este proceso y Comprender la manera cómo la dimensión atribuida al significado de la interface de la sexualidad y de la lactancia materna, se manifiesta en las formas de acción para las mujeres en relación al amamantamiento, o a la sexualidad. Se utilizó como referenciales teórico y metodológico el Interaccionismo Simbólico y la Teoría Fundamentada en los Datos, respectivamente para el análisis de los datos, los cuales fueron obtenidos por medio de trece entrevistas realizadas a mujeres, residentes en el municipio de São Paulo, que estaban amamantando o que ya hayan pasado por esa experiencia. De los resultados emergieron tres fenómenos: Sintiendo que el cuerpo cambió; Asumiendo nuevos papeles y No pudiendo estar entera en la relación, que hicieron posible la identificación del fenómeno central: DIVIDIÉNDOSE ENTRE SER MADRE Y MUJER; representativo del proceso investigado. El estudio reveló que para estas mujeres, la experiencia de amamantar y su interface con la sexualidad, se da vivenciando la sexualidad en la maternidad, cuando por medio de un movimiento constante de división entre los papeles de Ser Madre y Mujer busca mediar la lactancia materna y su vida sexual procurando conciliar las nuevas funciones con los demás papeles que desempeña; dejando claro, entre tanto, que para las mujeres de este estudio, en esta fase de su vida la prioridad es la crianza y sus cuidados.
Fonte: Teses USP
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93