Vacina Meningocócica A + C

A imunidade é adquirida cerca de 10 a 14 dias após a vacinação
A imunidade é adquirida cerca de 10 a 14 dias após a vacinação

Enfermagem

23/11/2012

É uma vacina meningocócica, preparada a partir de polissacarídeos capsulares bacterianos purificados, não contendo nenhum componente viável. Ela é indicada como agente imunizante contra infecções meningocócicas causadas por Neisseria meningitidis dos grupos A e C, os quais são frequentemente responsáveis por casos de meningite bacteriana.

O índice de mortalidade causado por todos os sorogrupos de Neisseria meningitidis é de aproximadamente 10%, para as pessoas com meningite meningocócica e de 30% para as pessoas com meningococemia, a despeito do tratamento com antibióticos adequados.

A bactéria Neisseria meningitidis é revestida com uma cápsula polissacarídica que a torna resistente ao ataque dos leucócitos. A vacina estimula a produção de anticorpos anticapsulares, promovendo uma imunidade ativa contra os dois sorogrupos da bactéria presente na vacina.

A vacina meningocócica A+C é recomendada para crianças acima de dois anos de idade e adultos com alto risco de desenvolver doença decorrente da infecção meningocócica, por estarem em áreas endêmicas ou durante epidemias.

Pessoas que apresentam maior risco de desenvolver doença meningocócica, como as portadoras de asplenia funcional ou anatômica e outros estados associados à imunossupressão também são candidatas à vacina.

A imunidade é adquirida cerca de 10 a 14 dias após a vacinação. Os níveis de anticorpos permanecem por cerca de três anos, em adultos e crianças em idade escolar.

Em crianças menores (com menos de quatro anos de idade), a queda dos níveis de anticorpos pode ser mais rápida. A revacinação pode ser indicada para pessoas que estejam sob alto risco de contrair infecção meningocócica, particularmente crianças que tenham sido imunizadas antes dos quatro anos de idade.
Nesses casos a revacinação deve ser efetuada duas ou três anos após a primeira imunização.

Composição e Apresentação
Pó liofilizado injetável. Cartucho contendo um frasco de uma dose e uma seringa com 0,5 ml de diluente.

Conservação e Validade
A vacina MENINGO A+C deve ser armazenada e transportada entre +2ºC e +8ºC. Não deve ser colocada no congelador ou "freezer". O congelamento é estritamente contraindicado.

Desde que mantida sob-refrigeração, o prazo de validade da vacina é de três anos, a partir da data de fabricação. Verifique na embalagem externa a data de validade da vacina. Não utilize a vacina com prazo de validade vencido, pois ela pode não produzir os efeitos desejados.

Cuidados de Administração
A vacina MENINGO A+C deve ser administrada por via subcutânea ou intramuscular, ela não deve ser administrada por via intravascular ou intradérmica.
Antes da aplicação, a vacina deve ser reconstituída, utilizando-se o diluente para dissolver o pó liofilizado, obtém-se assim uma solução incolor, límpida ou levemente opalescente.

Após a reconstituição com o diluente, a vacina deve ser aplicada imediatamente. Geralmente, essa vacina é administrada uma única vez. Outras doses só são utilizadas em casos especiais, conforme orientação médica.

Efeitos Colaterais
Dificuldade em respirar ou engolir;
Erupção na pele e coceira;
Vermelhidão na pele;
Inchaço nos olhos, na face ou na parte interna do nariz;
Cansaço ou fraqueza repentino e muito intenso;
Outros efeitos colaterais menos graves e que tendem a desaparecer em um ou dois dias podem ocorrer, como vermelhidão, aumento da sensibilidade e/ou dor no local da injeção.

Também podem ocorrer, embora menos frequentemente, calafrios, febre baixa e transitória, enduração no local da injeção, dor de cabeça, cansaço, fraqueza e mal-estar geral.

Contraindicações e Precauções
Deve-se tomar cuidado na vacinação de mulheres grávidas. Entretanto, a vacina meningocócica A+C pode ser administrada quando há um risco epidêmico real.

Esta vacina somente protege contra meningites causadas por meningocos dos grupos A e C. Ela não protege contra outras meningites causadas por meningococos B, por Haemophilus influenzae, por Streptococus pneumoniae, etc.
Não vacinar crianças com menos de dois anos de idade, exceto em situações epidêmicas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93