Sintomas da escabiose

Identificação do parasita no microscópio
Identificação do parasita no microscópio

Enfermagem

27/07/2012

A escabiose ou sarna como popularmente ela é chamada, é uma infecciosa causada pelo parasita Sarcoptes scabie, este transmitido pelo contato direto entre pessoas ou mesmo por meio das roupas, ou pelo contato com objetos.

É um parasita que se alimenta da queratina, uma proteína que constitui a camada superficial da nossa pele, sendo que depois do acasalamento, a fêmea faz a postura dos ovos que eclodem após duas semanas.

As lesões mais comuns são encontradas entre os dedos das mãos, lembrando que a mão é o principal veículo de transmissão do parasita, levando a escabiose para outros pontos do corpo, como por exemplo, as coxas, nádegas, axilas, cotovelo.

O período de incubação é de aproximadamente 24 dias ou de 24 horas no caso de reinfestação pelo parasita. Os principais sintomas da escabiose são: Prurido ou coceira, sintoma que se acentua no período noturno, presença de pequenas lesões eritematosas que podem formar uma crosta provocada pelo ato de coçar o local, irritação ou lesões na pele e arranhões na pele causados pelo ácaro e pelo ato de coçar. Tais arranhões podem ser infectados por bactérias.

O diagnóstico é feito por meio da visualização e análise das lesões causadas e por sua localização e pode ser confirmado pela identificação do parasita no microscópio. O tratamento é realizado com escabicidas, de uso é tópico e deve ser aplicado no corpo todo, exceto acima da linha do nariz e das orelhas, por dois ou três dias. Deve ser realizada uma nova aplicação seja repetida depois de sete a dez dias para combater os ácaros provenientes dos ovos que ainda não haviam eclodido na primeira aplicação.

Os principais cuidados para evitar a transmissão são: troque de roupas diariamente porque o ácaro sobrevive horas, às vezes dias, fora do corpo, lave as roupas de uso pessoal, de cama e de banho diariamente e procure certificar-se de que todas as pessoas com que convive proximamente estão recebendo tratamento simultâneo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Alisson Daniel Fernandes da Silva

por Alisson Daniel Fernandes da Silva

Enfermeiro formado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pós-graduando em Enfermagem do Trabalho e em Educação a Distância - UCDB. Atualmente Tutor do Portal Educação

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93