Saúde do Homem

Saúde do Homem
Saúde do Homem

Enfermagem

28/03/2012

Historicamente o homem nunca gostou de cuidar da sua saúde. Essa influência machista de que homem não pode ficar doente vem de muitos anos atrás e permanece até hoje em determinadas regiões do Brasil.

Podemos aprofundar um pouco mais esse conhecimento, quando mostramos que o homem tem vergonha e muitas vezes medo de procurar um médico para cuidar da sua saúde. Muitos homens preferem ter uma doença na próstata, por exemplo, do que submeter-se ao exame com o médico urologista.

Mas o Governo Federal deu um grande passo lançando a Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem com o objetivo de promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do nosso país. Essa política irá reduzir a mortalidade e a morbidade na população masculina.

Para isso é necessário facilitar o acesso dessa população aos postos de saúde, pois esse homem sendo atendido pelos profissionais de saúde terão menos os riscos de adquirir doenças. Outro ponto importante é a conscientização, pois assim a colaboração dessa população evitará o surgimento de diversas patologias.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Alisson Daniel Fernandes da Silva

por Alisson Daniel Fernandes da Silva

Enfermeiro formado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pós-graduando em Enfermagem do Trabalho e em Educação a Distância - UCDB. Atualmente Tutor do Portal Educação

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93