Treinamento Funcional: desequilibre-se e fortaleça os músculos

Os estímulos alcançam uma sustentação de musculatura mais próxima aos ossos
Os estímulos alcançam uma sustentação de musculatura mais próxima aos ossos

Educação Física e Esporte

02/04/2009

São tantas as atividades, massagens e terapias para deixar o corpo e a mente em forma, não é mesmo? E é por conta dessa busca infindável que uma novidade, que já é sucesso nos Estados Unidos, vem tomando conta das academias de ginástica brasileiras: é o treinamento funcional.

Essa técnica consiste em deixar os músculos das pernas torneados por meio do desequilíbrio. É isso mesmo. No treinamento funcional, a pessoa fica de pé e apoia todo o peso do corpo em um pé só e flexiona a outra perna para trás. Depois, nessa posição, deve agachar e levantar por dez vezes e, detalhe, sem perder o equilíbrio. Dessa forma, o corpo fica apto a se movimentar com mais estabilidade.

São duas as principais características do treinamento funcional. Uma delas é a instabilidade. Pois, o chão é substituído por plataformas que balançam e almofadas infláveis; isso tudo para obrigar o corpo a arranjar um jeito de se equilibrar na instabilidade. Além disso, os estímulos alcançam uma musculatura de sustentação mais próxima aos ossos, sendo menos visível. Esse é um dos diferenciais do treinamento funcional com relação a outros métodos de exercícios, uma vez que ele não trabalha somente os músculos aparentes, como nos demais procedimentos.

A ativação dessa musculatura gera uma sustentação do esqueleto na região abdominal, do quadril e das coxas, também priorizado pelo Pilates.

Além disso, o método tem como benefício preparar o corpo para diversas modalidades esportivas, com movimentos parecidos com os do esporte praticado pelo atleta. Um jogador de tênis, por exemplo, pode incluir no treinamento movimentos iguais aos de suas jogadas. Isso pode fazer com que o seu desempenho no esporte melhore.

Quem escolhe fazer esse método de treinamento físico, só tem a ganhar.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93