Riscos do Trekking

Evite praticar o trekking sozinho, pois os riscos são grandes.
Evite praticar o trekking sozinho, pois os riscos são grandes.

Educação Física e Esporte

15/06/2015

Os riscos do trekking são os mesmos inerentes a qualquer outro esporte de aventura, porém com algumas observações e dicas que vale a pena ressaltar:

1) Evite praticar o trekking sozinho, pois os riscos são grandes, uma vez que uma simples torção ou uma pequena hemorragia pode significar risco de morte para alguém que não tenha suporte. Neste sentido, antes de iniciar a sua expedição, caso opte por praticá-lo sozinho, informe amigos e familiares sobre seu trajeto e se houver alterações no plano, volte a avisá-los.

2) Quando visitar parques ou áreas oficiais de preservação consulte os responsáveis pelo local sobre trilhas, condições climáticas e áreas de risco.

3) Se, durante o trekking, se deparar com uma tempestade com grande incidência de raios, evite ficar em local descampado ou próximos de árvores isoladas. Objetos que se sobressaem na paisagem possuem maiores riscos de serem atingidos por raios.

4) A cerração é comum em matas, principalmente em serras. É muito comum também trekkers se desorientarem durante o percurso pela falta de visibilidade. Desta forma, procure evitar fazer o trekking com forte cerração.

5) Uma dica interessante é levar sempre no fundo da mochila um apito. Enquanto a voz humana tem alcance limitado a poucos metros, um apito pode ser ouvido a quilômetros de distância. Este é um equipamento muito útil em casos de emergência.

6) Muito cuidado ao acampar ou permanecer próximos a córregos e rios que canalizam águas de bacias hidrográficas. Estes podem estar sujeitos a inundações súbitas no caso de chuvas fortes nas cabeceiras das montanhas.

7) Evite bebidas alcoólicas. Por um lado, podem ser fator de alegria, animação e descontração, mas por outro lado, pode causar uma série de inconvenientes e de grande risco para todo o grupo.

8) E por último, não acenda fogueiras muito próximas às barracas ou qualquer tipo de fogo dentro da barraca. Muitos acidentes acontecem dessa forma, devido à simples falta de atenção pelos praticantes.

Grande parte dos acidentes de trekking ocorre nos cursos d’água, portanto, este item será subdividido em algumas dicas importantes:

a) Nunca mergulhe diretamente em locais desconhecidos antes de avaliar o local previamente, pois você poderá encontrar pedras e galhos submersos. Entre na água devagar, fazendo um reconhecimento do local.

b) Caso tenha que caminhar por um rio com pedras no fundo, faça-o de forma metódica e sem pressa, evitando com isso, possíveis escorregões.

c) Se as pedras estiverem cobertas de limo, opte por caminhar descalço, uma vez que poucos solados de borracha conseguem manter uma aderência no limo.

d) Em qualquer caso, procure andar com um bastão para ter um terceiro ponto de apoio, favorecendo seu equilíbrio.

e) Caso tenha que atravessar um curso d’água, solte a barrigueira da mochila para que você possa se livrar dela em caso de queda.

f) Se houver uma queda em águas turbulentas, não tente se levantar, sob pena de seus pés ficarem presos entre as pedras e causarem resultados desastrosos. Mantenha a calma, livre-se da mochila, vire-se de modo que seus pés fiquem na direção do curso d’água fazendo com que possíveis choques sejam amortizados por eles e deixe a corrente te levar, desviando seu corpo aos poucos até atingir a margem.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93