Tipos de Trekking

Trekking de Competição - Também conhecido como enduro a pé.
Trekking de Competição - Também conhecido como enduro a pé.

Educação Física e Esporte

15/06/2015

O Trekking, por ainda não possuir regras formais, não está dividido em modalidades. Desta forma, classificaremos o esporte quanto às suas características, variações e níveis de dificuldade.

Quanto às Suas Características:


Trekking de regularidade – Trata-se de um trekking no qual um percurso é pré-determinado pela organização do evento, o qual deve ser cumprido com tempo, percurso e linha de chegada previamente definidos. O percurso não é divulgado para as equipes participantes e o objetivo principal desta prática não é a velocidade, mas manter-se no percurso correto, dentro do tempo determinado.

Trekking de velocidade – Com a utilização de cartas de navegação e bússola, a organização da competição determina onde estão localizados os postos de controle e o objetivo dos competidores é alcançá-los de forma cronológica, no menor tempo possível, utilizando o percurso que melhor se adaptar à equipe.

Trekking de longa distância ou Travessias –
Trata-se de trekking de vários dias, no qual o objetivo é atingir o local definido pelo organizador. Pode-se até afirmar que é uma expedição em vista da infraestrutura necessária para que os trekkers consigam manter o mínimo de conforto durante a prova. Muitas equipes, por exemplo, contam com carregadores, cozinheiros, guias, entre outros auxiliares.

Trekking de apenas um dia – Este trekking é o que conta com o maior número de adeptos no Brasil, sendo voltado para iniciantes. Trata-se de um trekking de aproximadamente 10 Km, com pontos de início e de fim bem definidos, utilizado apenas como lazer e não como competição.


Quanto aos Tipos:


Trekking Independente –
Direcionado para pessoas que gostam de viajar sozinhas, de forma independente, organizando a sua própria expedição e rota, escolhendo o equipamento e comprando as provisões. Se você gosta de momentos para reflexão e não se importa em carregar todo o equipamento necessário sozinho, você é um trekker independente.

Trekking Organizado – Esta modalidade é direcionada para quem está começando a prática esportiva. Trata-se de um trekking organizado por uma empresa especializada que fornece todo o suporte e infraestrutura necessários.

No entanto, não se esqueça de pesquisar se a empresa que você está contratando é idônea e possui boas referências, além de checar detalhadamente os serviços incluídos no preço fechado.

Trekking Assistido –
É um trekking intermediário entre o independente e o organizado, pois neste modelo de trekking você é responsável por contratar a equipe de suporte, além de cuidar da compra de suprimentos e se responsabilizar pelos equipamentos coletivos. A assistência ocorre com o acompanhamento de um guia especializado no percurso escolhido.

Trekking de Competição –
Também conhecido como enduro a pé. Trata-se do trekking de regularidade, no qual uma equipe de 3 a 6 integrantes navega por uma planilha com referências a serem seguidas e velocidades médias pré-determinadas. Geralmente, percorrem de 6 a 15 km, andando por estradas de terra, trilhas abertas em mata fechada, atravessando riachos e nadando em alguns trechos em rios.


Quanto ao Grau de Dificuldade:

Trekking Leve – Trata-se de um trekking básico, percorrendo apenas trilhas já demarcadas e por um trecho muito pequeno. Um bom par de tênis e uma pequena mochila são suficientes para iniciar esta modalidade.

Trekking Médio –
Esse tipo de trekking exige um pouco mais de preparo em vista do trecho a ser percorrido e alguns acessórios adicionais. Tenha em sua mochila um jogo extra de roupas, um pouco mais de água e alguns alimentos leves. Evite praticá-lo sozinho, de preferência pratique-o com um grupo. Tenha um kit de primeiros socorros para alguma eventualidade.

Trekking Pesado –
Este tipo de trekking é o que exige maior resistência e preparo por parte dos trekkers. É praticado em trilhas longas, que podem durar dias de caminhadas, devendo cada trekker ter total autonomia em relação à sua segurança, alimentação e subsistência. A mochila deve ser maior, pois será necessário um volume maior de roupas, material de higiene, alimentos e equipamentos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93