Iniciação no Vôlei - Fundamentos

Podemos adaptar atividades para que você se adapte ao tempo da bola.
Podemos adaptar atividades para que você se adapte ao tempo da bola.

Educação Física e Esporte

06/04/2015

Fundamentos utilizados na prática do voleibol

O voleibol é muito complexo na fase inicial de aprendizagem, exigindo criatividade e variedade durante as atividades e exercícios.

Por exigir contato breve com a bola, podemos adaptar atividades para que você se adapte ao tempo da bola. O voleibol tem como dificuldade inicial a adaptação à bola, à rede e às marcações da quadra.


Fundamentos do Vôlei

Os fundamentos do vôlei são: o levantamento (toque), recepção (manchete), o saque é o próprio saque, o ataque é também o próprio (ataque), o bloqueio é o próprio bloqueio e a defesa também é a manchete.

Deve o professor se organizar na ordem de sequência dos fundamentos e a ordem mais avançada deverá ser ensinada de acordo com o desenvolvimento de cada aluno.

No início utiliza-se o sistema 6X0, ou seja, o jogador que passar pela rede tem a função de levantador que é distribuir a bola para os atacantes. Assim, com o levantamento feito da posição três, para que os jogadores tenham domínio de todos os fundamentos. O rodízio, ou seja, a troca de posições na quadra é feito no sentido decrescente das numerações.

Lembre-se que na quadra de vôlei temos seis posições. Após o avanço dos conhecimentos dos jogadores sobre o esporte, podemos especificar sua função dentro da quadra.


Toque

Forma de execução: As pernas devem estar afastadas e o braço estendido recebendo a bola sempre na altura da cabeça. Os punhos devem estar voltados para baixo e para trás, o contato com a bola deve ser feito com os dez dedos em movimentos bem rápidos. As mãos devem estar bem abertas com os polegares voltados um para o outro e apontados para os olhos. Os braços se estendem em combinação com o corpo para direcionar a trajetória da bola.


O toque para o levantamento

Forma de execução:
O levantador específico deverá ter bom deslocamento para frente, para trás e para a lateral, mantendo sempre a perna que estiver avançada mais próxima à rede. No jogo, o levantamento poderá ser para frente como também para trás, havendo assim, maior flexão de punho, cabeça e tronco.

O toque de suspensão: Pode ser treinado quando o jogador já possui certo domínio da bola e do espaço de jogo, junto a ele a variação da bola com o toque lateral utilizando a inclinação lateral do tronco.


Manchete

Forma de execução: Braços estendidos na altura do abdômen, mãos sobre mãos em forma de “concha” e a bola na altura do punho. Deve-se trabalhar o deslocamento e posicionamento sempre de frente para a bola, as pernas devem ser alternadas e semiflexionadas observando seu posicionamento de quadra. Lado esquerdo, perna esquerda à frente, lado direito, perna direita à frente e no centro da quadra base paralela podendo avançar ambas as pernas de acordo com a bola adversária.


Passe

Forma de execução: Observar o deslocamento à frente, os braços um pouco mais avançados e elevados onde seu comando é a base (as pernas). No passe lateral devemos observar a rotação do tronco mantendo-se de frente para a bola e o alinhamento do braço (projeção).

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93