Identificar para respeitar

Educação Física é o espaço de maior exposição dos sentimentos dos
Educação Física é o espaço de maior exposição dos sentimentos dos

Educação Física e Esporte

20/04/2014

I. Título da experiência:

IDENTIFICAR PARA RESPEITAR: A indisciplina vista também como forma de promover aprendizagem.


II. Justificativa:

A disciplina de Educação Física é o espaço de maior exposição dos sentimentos dos educando, o espaço físico, as atividades coletivas e individuais são acontecimentos provocadores de decisão e atitudes que exibe a forma de pensar, sua ética e o seu grau de individualismo. Neste momento o aluno não consegue agir sem mostrar seu sentimento em relação ao fato e sua reação frente a reação dos outros. É a hora de aparecer as habilidades, o poder de argumentação, alegrias e também angustia, impaciência, falta de concentração, revolta e medo.


A educação na procura da formação do cidadão por completo com competências atitudinais que preparam para o mercado de trabalho e a vida em sociedade propõe ao ensino a necessidade de trabalhar a interpretação de informação com habilidades de comunicação, reflexão e tomada de decisão a serem trabalhadas durante o período educacional.


Com isso a indisciplina apresenta um ato de relacionamento entre professor-aluno; aluno-aluno; aluno-instituição e escola-sociedade. Este ato faz parte do processo educacional e a identificação traz maior possibilidade de trabalhar um estilo de vida melhor, uma aprendizagem e um crescimento político e ético de todos os envolvidos independente da hierarquia. Tratar o ato indisciplinado como um sintoma individual é permitir o poder arbitrário e que a liberdade deixa de ser uma excelência humana para tornar-se a legitimação de soberania individual.



III. Objetivos:


• Identificar no ato indisciplinado as condições e motivações, causadoras deste desvio de conduta, sendo a disciplina aqui mencionada o termo dirigido a conduta frente a regras, normas e moral.

• Classificar quando possível o ato indisciplinado de acordo com: anomia; heteronomia e autonomia. Tomando por base a existência de regras e a forma como a criança compreende a norma da convivência social;

• Propor uma forma criativa de enfrentamento da indisciplina partindo do propósito de respeitar para ser respeitado construindo um ambiente propício à melhora da convivência dentro e fora da escola.

• Promover o respeito a liberdade impedindo a confusão sobre liberdade excelência com que o homem responde aquilo que o mundo lhe oferece e livre arbítrio escolha que julga e decide sobre duas coisas.

• Perceber a diferença entre a modalidade do Futsal e a modalidade do Futebol de campo apesar de utilizar habilidades motoras similares.

• Participar de uma competição esportiva simulando um jogo entre seleções.

• Elaborar adaptações na regra do futebol para melhor participação no jogo realizado na escola.

IV. Conteúdos curriculares:

Nas aulas do período de maio a julho de 2013 foi desenvolvido os conteúdos curriculares da disciplina de Educação Física utilizando como tema a Copa das Confederações de 2013 realizada entre os dias 15 e 30 do mês de junho consagrando-se campeã a seleção Brasileira. Na oportunidade também foram abordados conteúdos ligados a outras disciplinas e temas transversais.


Os conteúdos trabalhados foram:

• Os temas transversais: ética, saúde e a pluralidade cultural foram fundamentais para o desenvolvimento do projeto, observados e trabalhados durante as atividades na relação interpessoal.

• Conhecimento sobre os esportes de Futebol de Campo e Futsal, fazendo comparação sobre o torneio oficial e a nossa realidade na quadra da escola;

• Coordenação de movimentos individuais ligados ao futebol: domínio de bola, chute, ações do goleiro e domínio de bola;

• Coordenação de movimentos no grupo ligados ao futebol: passe e recepção, estratégia de ataque e estratégia de defesa;

• Relacionamento interpessoal nas situações de equipe e adversário.

• Conhecimento das regras básicas do futebol e futsal identificando diferenças e adaptações para o jogo na escola.

• Em um texto sobre o histórico do torneio Copa das Confederações, com informações indispensáveis para desenvolver o trabalho, foi utilizado o conteúdo de história, compreendendo como começou o torneio e como é disputado hoje.

• Para compreender como são escolhidas as equipes participantes foi necessário utilizar conteúdos de geografia, uma vez que as seleções são campeãs continentais.

• Interpretando o quadro de participações e vitórias foi necessário o conteúdo de gráficos da disciplina de matemática.

• Facilitando a compreensão e interpretação o portador de texto, no caso texto instrutivo, da língua portuguesa foi utilizado para apresentar e debater a regra do jogo.

V. Avaliação:

Durante as aulas de educação física o ato indisciplinado é provocado por diversos fatores, o contato físico, a discussão, o espaço físico amplo são características que favorecem a amplitude de movimentos e emoções. O educando muitas vezes não percebe que o material, o espaço e toda aula é compartilhada por todos. As regras estabelecidas são necessárias para a execução e aprendizagem das atividades propostas. Com isso a convivência, os acasos corriqueiros como um tropeço é compreendido como uma invasão de privacidade, um empurrão na fila durante a locomoção pode gerar uma série de atos indisciplinados como soco, gritos, xingamentos e um efeito cascata uma agressão causando outra.


No livro: Indisciplina na Escola Alternativa Teórica e Práticas, Organizador Julio Groppa Aquino texto de Ulisses Ferreira de Araújo “A moralidade e indisciplina”. Coloca o desenvolvimento do juízo moral da criança como um caminho que parte da anomia, passando pela heteronomia e em direção à autonomia. É muito importante compreender que o desenvolvimento da autonomia não é deixar o educando “livre” para decidir as regras de acordo com suas ideias, como se não vivessem em sociedade. Esse livre-arbítrio de decisões está mais ligado a ausência de regras (anomia). A criança no seu egocentrismo inconsciente não compreende a necessidade das regras para o convívio social, acata as normas dependendo da fonte de onde emana. Por este motivo temos alunos que acatam as ordens de imediato, outros que são resistentes ou simplesmente não obedecem.


A convivência constante com sujeitos da mesma idade provoca o confronto de pontos de vista de outros ocasionando o processo de cooperação. A partir da cooperação pode conduzir a uma ética de solidariedade e de reciprocidade nas relações, o processo de cooperação faz o respeito unilateral dar espaço ao respeito mútuo resultando na autonomia. Contudo esta passagem é uma possibilidade não são todas as crianças que conseguem construi-la.


Compreendendo como a turma e o aluno lida com as regras para o convívio social o professor pode direcionar melhor a aprendizagem e controlar melhor os conflitos gerados pelo ato indisciplinado. Não podemos temer a indisciplina, o registro e acompanhamento trazem uma melhor clareza para trabalhar a construção de valores morais baseados em princípios universais e auxiliar o aluno a construir sua autonomia de pensamentos que o obriguem a sua consciência a respeitar as regras do grupo.


O ato indisciplinado, aquele que não corresponde as leis e normas estabelecidas imprime uma desordem o que está prescrito. Sonia A. Moreira França no seu texto A indisciplina como matéria do trabalho ético e político também do livro: Indisciplina na Escola. Alternativas Teóricas e Práticas, Organizador Julio Groppa Aquino. Coloca que atualmente enfrentamos o ato indisciplinado com um sintoma individual deixando de ser uma força inerente ao processo educacional.


A sociedade moderna transformou os interesses da esfera privada em interesses coletivos. As relações humanas passaram a ser vividas e expressas sob um ponto de vista privado. A esfera pública passou a se preocupar em manter a vida dos indivíduos e da espécie. A indisciplina deve ser entendida como matéria de trabalho das instituições políticas. Segundo o campo da ética, também coloca a indisciplina como uma vontade interna do sujeito. Sendo assim com auxilio de enunciados legitimados procuramos alcançar a verdadeira vontade, construindo um acerto ético que permita o homem realizar uma crítica de si mesmo que explicite uma atitude frente a existência, a invenção de si próprio e a busca de um estilo de vida.
Diante disso a sala de aula e a quadra são os locais de trabalho deste relacionamento com sigo próprio, espaço de experiência e reprodução das realizações coletivas e exercício permanente de si próprio. Identificando o fator gerador da indisciplina é possível conduzir melhor o envolvimento da turma para propor atividades que direcionam para a aprendizagem do convívio da turma, o respeito mútuo e o enriquecimento do educando como cidadão. O ato indisciplinado motivado pelo prazer de desobediência às regras não pode ser confundido com a liberdade que é a excelência. O aluno é livre para criar o inesperado o inédito e não para pular muro, fugir da sala, escalar locais perigosos e outras travessuras.


Os conteúdos trabalhados dentro da disciplina Educação Física, e os conteúdos apresentados de Português, História, Geografia e Matemática proporcionaram o conhecimento a ser adquirido indispensável para a aprendizagem intelectual e motora do educando, os alunos vivenciaram uma situação real dentro da escola e fizeram a comparação com o torneio internacional, “Copa das Confederações,” acompanhado pela mídia. Esta facilidade de utilizar o que o aluno vê fora da escola e trazer para a prática favoreceu a participação nas atividades.


A comparação do futsal com o futebol de campo enfatizou a maior diferença das modalidades que é o tamanho da área de jogo causadora das adaptações como bola, meta, tipo de piso e quantidade de jogadores. A realização do jogo seguindo um ritual: conversa sobre as regras do jogo, apresentação das equipes, sorteio de campo e cumprimento ao final do jogo contribuiu para a valorização da amizade, melhor envolvimento do grupo e reflexão sobre a solução de conflitos.


Sendo assim a avaliação do projeto Identificar para Respeitar trouxe para o enriquecimento da minha prática da disciplina de Educação Física na Escola Olavo de Oliveira Ferreira uma maior tranquilidade para tratar os casos de indisciplina, favorecendo um melhor controle emocional e a conclusão de que o ato indisciplinado não é resolvido apenas com uma punição, o registro e acompanhamento dos atos e manifestações da turma devem ser debatidos com a turma. Os conflitos sejam eles de aluno-aluno, aluno-professor e os casos levados a coordenação ou direção devem ser abordados como um fator de aprendizagem. A conduta do professor favorece o entendimento do aluno e este acaba aprendendo a respeitar o professor, os colegas, as regras de convivência. Isso dentro de um processo de aprendizagem. Contudo esta forma de abordar a indisciplina pode e deve ser trabalhada também dentro da instituição escolar como forma de promover o debate ético e político favorecendo todos dentro da escola.


VI. Metodologia:
O projeto Identificar para Respeitar surgiu da necessidade de compreensão dos alunos, o motivo gerador da indisciplina e o que pode ser feito para melhorar o relacionamento interpessoal.


Com a proximidade do torneio internacional realizado no Brasil “Copa das Confederações” tema querido pelos alunos, o trabalho com futebol ficou oportuno.
Para o projeto utilizamos o Plano de aula: ENTRE EM CAMPO PARA APRENDER FUTEBOL com atividades teóricas e práticas.

• Nas primeiras aulas em sala de aula apresentamos o torneio “Copa das Confederações”, e passamos a colher informações dos alunos sobre a competição, mostramos o álbum de figurinhas da competição, apresentamos um gráfico com as seleções que participariam dos jogos, a escolha das seleções o histórico da competição e das equipes participantes.

• Nas primeiras aulas na quadra as atividades foram dirigidas dentro da perspectiva do futebol, aquecimento apropriado, aulas de fundamentos do futebol, exercícios de passe e chute a gol.

• Finalizando as aulas teóricas fizemos uma comparação entre futsal e futebol, apresentando as diferenças e mondando adequações para realizarmos um jogo de seleções dentro da escola. Com a sala dividida em duas equipes as mesmas escolheram os nomes de seleções participantes da Copa das Confederações.

• Finalizando as aulas na quadra realizamos o jogo entre as seleções previamente formadas. No início da partida as equipes eram apresentadas, era tirada a foto da equipe e começava a partida. No final as duas equipes se cumprimentavam.


Concluindo os trabalhos do projeto: Identificar para Respeitar foram identificados inúmeros atos indisciplinados na execução deste plano de aula, agressão física; conversa durante explicação; falta de atenção; dispersão na quadra durante atividade específica; falta de participação nas atividades; gritos e atos de euforia. Sendo assim percebemos que os atos muitas vezes são gerados por alegria e falta de noção de realidade, as regras de convívio social passam despercebidas e a liberdade aos olhos de muitos alunos é fazer o que dá vontade (livre-arbítrio).


Identificando estes casos concluímos que a melhor maneira é respeitar o momento de construção do aluno, debater e monitorar os atos indisciplinados e discutir a conduta frente ao grupo. Muitas vezes é o aluno indisciplinado o que mais necessita de respeito, pois não está pronto para a vida cotidiana, ainda confunde liberdade com livre arbítrio. A educação e as instituições educacionais tem o dever de propor este respeito.

VII. Referencias bibliográficas:

Aquino, julio Groppa (org.) Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Ed. Summus, 1996.

Reis, Alfeu vários autores: Educação física : seu manual de saúde. São Paulo : DCL- Difusão Cultural do Livro Ltda, 2012.

Freire, João Batista Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo : Editora Scipione, 1994.

COLEÇÃO OFICIO DE PROFESSOR Aprender mais para ensinar melhor, Fundação Victor Civita – 1ª edição ago/2002.
Inernet:
http://www.sosprofessor.com.br/

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/plano-aula-estrategias-fundamentos-futebol-685917.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_das_Confedera%C3%A7%C3%B5es_FIFA_de_2013

http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/pele-nao-descarta-brasil-e-ve-alemanha-e-espanha-favoritas-para-copa

http://www.paninionline.com/collectibles/institutional/pb/br/scheda_prodotto.asp?idEdit=9632

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Renato Francisco Ferreira dos Santos

por Renato Francisco Ferreira dos Santos

Professor de Educação Física com formação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Uberaba e Pedagogo licenciado pela Faculdade COC. atualmente servidor público das cidades de Igarapava SP e Delta MG

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