A âncora da pedagogia: Saber, Saber ser e Saber fazer

A educação escolar deve recuperar sua unidade através de uma perspectiva integradora
A educação escolar deve recuperar sua unidade através de uma perspectiva integradora

Educação Física e Esporte

20/04/2014

Saber, saber ser, saber fazer o conteúdo do fazer pedagógico.

Tradicionalmente, a formação do educador escolar vem abrangendo três dimensões da prática docente – o saber, o saber ser e o saber fazer – privilegiando-se uma ou outra, de acordo com a concepção filosófica do processo educativo que se adote.

Raramente, essas dimensões andaram juntas: a escola renovada, por exemplo, durante muito tempo, acentuou o saber fazer em prejuízo do saber, ao contrário da escola conservadora, que acentuou exatamente o inverso.

Com muita frequência, também o deslocamento da ênfase para o saber ser – ou seja, nas características pessoais positivas do educador – tem levado, ora à neutralidade da prática docente que valoriza um professor ausente, ora a um comprometimento pessoal político ou religioso tão envolvente que dissolve a especificidade do ensino escolar – o saber e o saber fazer.

A educação escolar deve recuperar sua unidade através de uma perspectiva integradora. Na verdade, é dessa integração que resultarão os princípios de um novo projeto de fazer pedagógico.

Sem essa dimensão explícita da ação pedagógica escolar – a perspectiva integradora no ato educativo -, a escola deixa de ter sentido. Se, efetivamente, como querem alguns críticos, ensinar não é dar aula, organizar planos de ensino, administrar, prever métodos e técnicas, fazer algum tipo de aconselhamento, supervisionar, etc., (...)

Numa perspectiva de educação crítica, direcionada para uma pedagogia social que privilegia uma educação de classe no rumo de um novo projeto de sociedade, a escola pública possui papel relevante e indispensável. Para isso, é preciso sim, dar aulas, fazer planos, controlar a disciplina, manejar a classe, dominar o conteúdo e tudo o mais. (...)

Uma boa instrumentação teórico-prática é necessária, para que os professores tomem consciência do lado político de sua prática.

Trabalho de pesquisa

Disciplina: Docência do Ensino Superior

FACULDADE DOS GUARARAPES - FG
Psicologia Organizacional
Didática do Ensino Superior
Prof. Paulo André
Aluno: Iran José
Autor: José Carlos Libâneo
Desmocratização da escola pública
A pedagogia Crítica-social

http://pedagogiadidatica.blogspot.com.br/2008/11/pedagogia-crtico-social-dos-contedos.html

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Iran José da Silva

por Iran José da Silva

Formação: FATIN- Bacharelado em Teologia Faculdade Guararapes: Pós-graduado em psicologia organizacional e do Trabalho. Faeteo - Mestrando em Teologia STMMS - Psicanálise

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