A Educação Física e a possibilidade do desenvolvimento integral do ser humano

A atuação do professor de Educação Física é de suma importância
A atuação do professor de Educação Física é de suma importância

Educação Física e Esporte

19/04/2014

No final dos anos 80, início dos anos 90, uma nova concepção de Educação Física começa a ser formalizada, baseada nos estudos das influências que o meio físico e social tem sobre o desenvolvimento humano.

Esses estudos colocam o homem como ser integrado no meio físico e social, sendo modificado por ele e ao mesmo tempo servindo ele próprio como agente modificador de seu meio.

Girardi afirma que para a criança, brincar é fundamental. É a forma de ela compreender e conhecer o mundo real. Numa atividade lúdica, além de se aprender “coisas novas”, exercita-se o prazer, o gostar de fazer, a criança abre-se para a vida e melhora seu relacionamento, procurando dar e recebendo afeto.

Quando a escola direciona a criança para a prática educativa salutar contribuirá em toda sua amplitude da infância a velhice. Cabe a escola apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo, autônomo e conhecedor de seus direitos e deveres.

A atuação do professor de Educação Física é de suma importância para expor os conteúdos possibilitando ao aluno discussão e reflexão sobre: a aptidão física, a aprendizagem motora, a performance esportiva, o preconceito e a exclusão, a supervalorização de modismo; a ética que permeia os esportes de alto nível, estética, beleza, saúde, consumo e acima de tudo o respeito pelos colegas.

Onde existe vida, existe movimento; e vida é impossível sem movimento. A Educação Física trabalha com movimento, sendo inegável sua contribuição ao desenvolvimento do ser humano interagindo ao meio ambiente.

Podemos dizer que o educador de hoje deve para ter com sua prática docente um melhor resultado, conceber a Educação Física como uma possibilidade de desenvolver integralmente o ser humano, indicação incluída nos PCNs de Educação Física onde se ler claramente: O corpo é compreendido como um organismo integrado e não como um amontoado de “partes” e “aparelhos”, como um corpo vivo, que interage com o meio físico e cultural, que sente dor, prazer, alegria, medo, etc... p.46

Maria Edna Alves da Silva

Referências:

BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Físic1º e 2º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da Educação Física. 4ed. São Paulo: Scipione, 1989.

GALLARDO, Jorge, Sergio Pérez (org.). Educação Física: Contribuições á Formação Profissional. 3ed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1995.

PICCOLO, V.(org.). Educação Física Escolar: ser... ou não ter?Campinas, SP: Ed.da UNICAMP, 1993.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Maria Edna Alves da Silva

por Maria Edna Alves da Silva

Maria Edna Alves da Silva-Educadora do segmento educação fundamental da Secretaria de educação do Estado do RN. Graduada em Ciências Sociais Licenciatura e bacharelado pela UFRN. Graduação em Pedagogia pelo IFESP/RN Pós-graduação em Mídias na Educação pela UFRN e em Educação Ambiental e Patrimonial pelo IFEESP.

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