Treinamento para a Copa!

O que acontece com o treinamento dos jogadores!
O que acontece com o treinamento dos jogadores!

Educação Física e Esporte

08/07/2013

O futebol no Brasil é uma paixão nacional! Os torcedores vão aos estádios, vestem a camisa e “empurram” o seu time dentro de campo. Submetem-se a pagar preços exorbitantes, pegam filas quilométricas para comprar os ingressos, assistem a jogos sob o sol quente, para tão somente, ver seu time ganhar. No entanto, nem sempre isso é possível.

Todo torcedor quer a vitória, mas o que o “leigo” não sabe, é que existem princípios e periodizações de treinamento desportivo, e neste, o atleta passa por varias fases e ciclos, que são compostos por momentos de descanso e de alto rendimento até atingir o seu principal objetivo.

Quando se monta um treinamento para um atleta de alto nível, deve-se antes de tudo, levar em consideração a importância das competições e a partir daí, desenvolver o trabalho em cima do calendário com as datas pré-definidas. Desta forma, irão ter semanas em que o atleta, propositalmente, irá render muito mais do que em outras.

Falando de princípios do treinamento esportivo temos o princípio da individualidade biológica: aquele que respeita o ser humano como único e trabalha cada atleta de acordo com o seu organismo; principio da sobrecarga: quebrando a homeostase e aumentando a carga para obter melhores resultados e rendimentos; princípio do volume-intensidade: “quanto-como”. Geralmente são inversamente proporcionais. Maior volume x menor intensidade e menor volume x maior intensidade; princípio da continuidade: deve-se manter sempre ativo, sem pausas demoradas de inatividade, podendo ocasionar perda de rendimento; princípio da especificidade: para melhorar o rendimento deve-se fazer sobrecarga com o próprio esporte praticado.

Vamos um pouco mais além, resumindo sobre os ciclos esportivos que são: o macro, meso e micro ciclos. Um macrociclo é composto de vários mesociclos (no mínimo quatro). Um mesociclo é formado por vários microciclos (normalmente de três a seis) (Dantas, 1985). Dentro de todo esse estudo, geralmente, existe uma programação para cada atleta, em cada clube. Explicando a problemática de jogo com a seleção brasileira, que buscam jogadores brasileiros em toda parte do mundo e se juntam para defender a nossa seleção. Cada um está num momento específico de acordo com o calendário dos jogos que seus times estão envolvidos, tendo assim maior dificuldade de entrosamento.

Sem saber que todo este processo de treinamento existe, o torcedor “leigo”, vai torcer pelo seu time, e lógico, quer sempre que todos brilhem em campo, e não entendem que é praticamente impossível o resultado positivo em 100% das partidas.

Mas, por que não se pode considerar todos os jogos importantes e desta forma, todos renderem sempre bem?

Simples! Por que o espaço de tempo entre um jogo e outro, no futebol, é muito curto e os atletas passam por todo um processo de adaptação, os quais precisam ser respeitados, principalmente o momento de descanso.

Em caso de desrespeito a esse processo adaptativo, provavelmente ocorrerão contusões, lesões e outros problemas de ordem fisiológica, ocasionando queda no rendimento profissional do atleta em campo, causando prejuízos muito maiores.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Andrea Barradas Carneiro e Pedreira

por Andrea Barradas Carneiro e Pedreira

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Católica de Salvador (2006), especialista em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2007) e graduanda em Comunicação Social no Centro Universitário IESB. andrea.pedreira@yahoo.com.br

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93