Qual é o preço justo pelo serviço do Personal?

Educação Física e Esporte

01/01/2008

 Esse é um problema enfrentado tanto pelo profissional como pelo Cliente que buscam o preço justo pela prestação desse serviço.

Existem dois pontos a serem observados nas variáveis que compõem esse produto ou serviço:


· Para o Cliente, quanto vale a satisfação pela realização de seus objetivos, o atendimento e acompanhamento exclusivos, a comodidade na escolha de locais, modalidades e horários das atividades propostas, a motivação do profissional.

· Para o profissional que oferece o serviço, são as seguintes variáveis que compõem o preço de seus honorários:

Graduação em Educação Física que dura, no mínimo, 4 anos, com domínio de várias áreas do conhecimento científico e suas respectivas atualizações e uma boa biblioteca formada por um atlas de Anatomia, livros de Fisiologia Humana e do Exercício, Avaliação Física e Biometria, Treinamento Desportivo entre outras áreas de interesse e importância na perfomance humana junto a Atividade Física.

Cursos de extensão, especialização, mestrado, doutorado, simpósios, encontros, cursos, na busca permanente de atualização e aperfeiçoamento do profissional.

Instrumentos e equipamentos como monitores de frequência cardíaca, kit de trenamento, softwares específicos, material de avaliação física, pesos, barras etc.

Tempo dedicado ao cliente com a avaliação física, com o planejamento do programa e das atividades, com o acompanhamento durante as atividades e com o deslocamento.

Adequação do Personal aos horários e rotina do Cliente.

Experiência e o know-how do profissional.

Custos tributários de sua atividade e gastos com aluguel, telefone e material de publicidade.

Outro fator relevante nessa questão são as exigências do Código de Ética do Conselho Federal de Educação Física que define em seus preceitos os critérios na elaboração dos honorários pelo profissional de Educação Física:

V - dos Benefícios e Honorários Profissionais.

Art. 7º - O profissional de Educação Física deve fixar previamente o contrato de serviços, de preferência por escrito, em bases justas, considerando os seguintes elementos:

- A relevância, o vulto, a complexidade e a dificuldade do serviço a ser prestado.

- O tempo que será consumido na prestação do serviço.

- A possibilidade de ficar impedido ou proibido de prestar outros serviços paralelamente.

- O fato de se tratar de cliente eventual, temporário ou permanente.

- Necessidade de locomoção na própria cidade ou para outras cidades, do Estado ou País.

- Sua competência, renome profissional, equipamentos e instalações.

- Maior ou menor oferta de trabalho no mercado onde estiver inserido.

- Valores médios praticados pelo mercado em trabalhos semelhantes.

- Depois de tudo isso qual o preço justo?

- É difícil chegar à essa resposta. Todavia, com as informações acima você pode avaliar qual o honarário adeqüado para o seu serviço.

Fonte:Saúde em Movimento

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93