Biomecânica: Métodos de medição do movimento humano

Biomecânica tem seu objetivo de estudo e tarefa bem-definidos

Educação Física e Esporte

20/02/2013

No século XX as duas grandes guerras mundiais resultaram nos grandes avanços tecnológicos hoje conhecidos. Estes se refletiram nos métodos experimentais usados em praticamente todas as áreas de atuação científica, incluindo a Biomecânica. Nos últimos anos, pode-se dizer que o Brasil teve um grande avanço nas técnicas de medição, armazenamento e processamento de dados, feitos estes que contribuíram para a melhor compreensão do movimento (PRANKE, TEIXEIRA e MOTA, 2006).

Ademais, os resultados das pesquisas em Biomecânica têm influenciado diretamente na medicina, ergonomia, fabricação de equipamentos esportivos e muitos outros aspectos da vida humana (NASSER, 1995).

Segundo Teixeira e Mota (2007), o progresso da Biomecânica como disciplina científica que estuda funções dos seres vivos tornou-se, ao longo dos últimos três séculos, muito amplo e disso resultaram múltiplas divisões didáticas e delimitação de território de especialidades científicas, tais como:

- Biomecânica do Movimento Humano;

- Biomecânica Clínica e de Reabilitação;

- Biomecânica de Tecidos e Biomateriais;

- Biomecânica Musculoesquelética; e

- Métodos e Técnicas de Pesquisa em Biomecânica.

Segundo os mesmos autores, cada uma destas áreas, por sua vez, abrange diversas possibilidades.

A Biomecânica possui seu objetivo de estudo e tarefa bem-definidos e que, como disciplina, estuda o homem no processo dos exercícios físicos, analisa ainda as ações motoras do esportista como sistema de movimentos ativos reciprocamente relacionados, e a tarefa da Biomecânica determina seu conteúdo, sua teoria e método. Esses últimos se elaboram para solucionar essas tarefas parciais, no entanto são importantes ao estudar as questões concretas dos fenômenos parciais e que, segundo Bunge (apud NASSER, 1995) que se repare nas conexões de sua especialidade com as demais disciplinas, acostumando com a ideia que esta tem um passado e uma função social, e que grande parte depende o seu futuro.

Segundo o mesmo autor, o progresso da Biomecânica como disciplina científica que estuda funções dos seres vivos tornou-se, ao longo dos últimos três séculos, muito amplo e disso resultaram como nas Ciências Naturais (Matemática, Física, Química, Biologia), múltiplas divisões didáticas e delimitação de território de especialidades científicas.

A Biomecânica, segundo Teixeira e Mota (2007), ainda pode atuar com assuntos relacionados a temas como:

- Aperfeiçoamento da técnica do movimento;

- Aperfeiçoamento do processo de treinamento;

- Aperfeiçoamento e adaptações ambientais;

- Aperfeiçoamento do mecanismo de controle de cargas internas do aparelho locomotor;

- Aperfeiçoamento de sistemas para simulação de movimentos;

- Aperfeiçoamento tecnológico instrumental para aquisição e processamento de sinais biológicos;

- Aperfeiçoamento de sistemas (hardware e software) para análises de movimentos e consequentes aplicações práticas.
Segundo os mesmos autores, precisa-se entender que os métodos tradicionais de ensino e treinamento mostram o que e como ensinar, enquanto a Biomecânica permite entender porque determinadas técnicas são mais apropriadas do que outras.

Mais especificamente, a Biomecânica permite, entre outras coisas, melhorar o desempenho de atividades esportivas, melhorar a técnica de realização de movimentos, melhorar equipamentos utilizados em esportes ou em atividades do dia a dia, prevenir lesões e auxiliar na reabilitação de lesões (TEIXEIRA e MOTA, 2007).

Na escola, o conhecimento da Biomecânica pode contribuir significativamente para a melhoria do ambiente escolar, da saúde e da qualidade de vida dos alunos. Alguns exemplos destas atuações são associados ao uso de mochilas carregadas pelos alunos e o mobiliário escolar ou a própria postura dos alunos frente ao mobiliário escolar.

De forma geral, a literatura indica que estes fatores, independentemente do ambiente a ser estudado, são causas de, no mínimo, desconforto, e podem em longo prazo causar graves danos à saúde e à integridade física das crianças.

No ambiente ocupacional, a área vem a contribuir com a legislação vigente que busca melhores condições aos trabalhadores por meio das adequações dos postos de trabalho e melhorias na própria postura dos indivíduos.

De forma geral, a Biomecânica é uma disciplina eminentemente experimental, e como tal depende de processos de medição. Qualquer pesquisa nesta área está sujeita à determinação de grandezas físicas que possam ser medidas. Por isto a técnica física de medir e sua aplicação no corpo humano representam uma parte básica relevante dos métodos de trabalho da Biomecânica (PRANKE, TEIXEIRA e MOTA, 2006).

Um aspecto importante a ser considerado é a seleção do instrumental e da técnica de medição que será utilizada, pois a determinação das grandezas a serem medidas deve ser feita com a exatidão exigida no caso. Obviamente, conforme citam Amadio e Duarte (1996), são necessários que existam métodos de medição próprios para serem aplicados nas situações desejadas.

Segundo Beckwith et al. (1993 apud TEIXEIRA, 2004), o processo ou o ato de medição consiste na realização de uma comparação quantitativa entre um padrão predefinido e um mesurando. A palavra mesurando é usada para designar o parâmetro físico que está sendo observado e quantificado, isto é, a quantidade a ser medida.

O ato de medir produz um resultado. O padrão de comparação deve ter características semelhantes ao mesurando e normalmente está definido por um órgão de normatização. A medição fornece informações quantitativas a respeito de como se encontram em um determinado momento variáveis físicas ou processos que de outra forma poderiam apenas ser estimados (TEIXEIRA, 2004).

Desta forma, a medição tanto é uma forma de conhecer o mundo físico como o verdadeiro teste de uma teoria ou projeto. Ela é a base fundamental de toda pesquisa e também é um elemento fundamental em projetos de qualquer natureza e no controle de processos (PRANKE, TEIXEIRA e MOTA, 2006).

No entanto, segundo Amadio e Duarte (1996), a biomecânica dispõe não apenas da cinemática (cinemetria) ou da cinética (dinamometria), mas de quatro grandes áreas que dispõe de métodos de medição para a investigação do movimento.

Os métodos de medição são a cinemetria que relaciona a posição e orientação dos segmentos corporais; a dinamometria, que relaciona as forças e distribuição da pressão; a eletromiografia que relaciona a atividade muscular e a antropometria que relaciona os parâmetros para os modelos corporais.