Os Desafios da Educação Física Escolar

Atividades fisicas na escola
Atividades fisicas na escola

Educação Física e Esporte

27/01/2013

1 - Introdução
O presente trabalho é resultado de estudos e pesquisas que nós alunos do Curso de Educação Física fizemos para mostrar a situação da Educação Física Escolar, como os alunos e os professores se comportam diante dos problemas a serem enfrentados. Esse trabalho irá mostrar quais os maiores problemas que tais alunos e professores enfrentam no seu dia a dia e como eles estão agindo para mudarem essa situação.

De acordo com os alunos e professores entrevistados, um dos maiores problemas é a falta de despreparo dos profissionais para atuarem da forma definida pela LBD ( LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO ).

Outro problema definido pelos alunos e professores é a falta de matéria para o desenvolvimento das aulas, pois sem esse material as aulas acabam se tornando cansativas e chatas, e de maneira alguma essa aula se torna uma aula diferenciada e muito menos com um aproveitamento e aprendizado dos alunos. Portanto, entende-se que a educação física é uma das disciplinas mais importante, pois ela irá integrar o aluno na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la a ponto de que esses alunos usufruam dos jogos, das danças, dos esportes, das lutas e também da ginástica para usarem em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.

De acordo com o Professor Edson Leite ( Prof. Esp ), em seu artigo publicado em Janeiro de 2011, ele afirma: Admitimos que, o estereótipo facilita a aproximação do aluno com o professor de educação física da escola, o relacionamento interpessoal é mais natural e descontraído e, possivelmente esteja neste primeiro contato o nosso maior desafio, ou seja, permitir que os alunos tenham uma visão da aula de Educação Física na melhor ótica possível dentro e fora da escola e o professor ao mesmo tempo o "tio" mais legal. Vale salientar que, ao mesmo tempo precisamos deixar claro que nas aulas de Educação Física ensina conteúdos tão importantes quanto nas outras disciplinas sem deixar que a magia e o encanto se acabem.

2 - A Educação Física Escolar
Ao falarmos de Educação Física, o que nos vem a mente é uma disciplina cujo qual os alunos consideram uma das melhores, sem contar naqueles que ao ouvir esse nome, irá despertar em si um sentimento de trauma, afinal, quem nunca passou por uma situação inusitada nas aulas de Educação Física Escolar?

O que queremos ressaltar é que na verdade a Educação Física é vista pelos alunos como a melhor disciplina, pois é nela que eles tem a liberdade de correr, pular, dançar e gritar. Mas durante conversas e pesquisas realizadas, o que na verdade podemos observar é que os professores de Educação Física procuram construir uma grande relação entre professor e aluno, onde muitas vezes esses professores são os mais respeitados e queridos da escola. O que vale ressaltar é que ao mesmo tempo em que é uma disciplina legal, livre e divertida, precisamos deixar bem claro, tanto para os alunos, professores, gestores e familiares é que nas aulas de Educação Física se ensina conteúdos tão importantes quanto as outras disciplinas.

3 - Os Desafios Da Educação Física Escolar
Ao falarmos de Educação Física Escolar não podemos deixar de falar de algo que tem prejudicado muito o andamento e o aproveitamento das aulas. De acordo com pesquisas feitas em algumas escolas municipais, estaduais e privadas no nosso município, o que os alunos relataram é que tanto existem os pontos positivos como também os negativos. Através deste estudo podemos ter uma ideia de como estar as nossas aulas de educação física escolar e como nós professores iremos atuar para fazer com que essa disciplina tão importante e valorizada pelos alunos, não perca a sua essência e sim possa continuar a ser uma das melhores dentro e fora do contexto escolar.  Pontos negativos relacionados pelos alunos e professores.

3.1 - Falta de material
Em várias escolas, pode-se observar o quanto os professores de Educação Física procuram fazer milagres ou pelo contrário suas aulas não se tornarão prazerosas, pelo fato de não ter material pedagógico para esse trabalho. Muitos professores relatam que os materiais que faltam é desde a bola até o espaço físico, onde dificulta ainda mais, pois algo que chama muito a atenção dos alunos é realmente sair do ambiente de sala de aula e ir para outra sala que é a quadra esportiva. O que muito se relata é que os próprios professores tem que comprar o seu material para o bom andamento das aulas e fazer com que realmente os alunos aproveitem o melhor possível da aula.

3.2 - Desinteresse de alguns alunos
O desinteresse de alguns alunos com relação as aulas de Educação Física não é um fato recente, pois foi algo construído com o decorrer do processo de educação. Mais o que podemos observar é que alguns fatores têm contribuído muito para que esses alunos venham a perder o interesse por essas aulas.

Um dos fatores que mais contribuem para a queda é fato de existirem muitos professores não qualificados na área e mesmo assim acabam tendo que entrar em sala para cumprirem com a carga horária semanal, por essa falta de qualificação acabam não sabendo utilizar uma metodologia adequada e que acaba desmotivado os alunos no processo de aprendizagem. Outro grande problema enfrentado como algo desmotivante é a falta de estrutura, pois não existem quadras para as práticas e eles acabam tendo que ficar somente com as aulas teóricas dentro da sala de aula.

3.3 - Falta de preparo dos professores dos professores de Educação Física Escolar
Na realização deste trabalho, podemos observar uma grande demanda para profissionais de Educação Física, pois os mesmos que estão atualmente dentro da escola lecionando não tem formação necessária para estarem dentro dos padrões exigidos pela LDB ( Lei de Diretrizes e Bases ) esse é um grande problema enfrentado, pois já que esses mesmos professores não tem formação na área, consequentemente isso irá prejudicar o andamento das aulas, pois não vão saber como agir da melhor forma possível para trabalhar com grupos de alunos diferenciados.  Pontos positivos relacionados pelos alunos e professores

3.4 - Qualidade de vida
Certamente, o que muito nos chamou atenção foi o fato de vários alunos terem citado a Educação Física com um meio a qual podem ter uma qualidade de vida, afinal a Educação Física tem esse propósito, promover uma saúde com qualidade de vida. Mais como podemos ter essa qualidade de vida que tanto desejamos? Muitas respostas surgiram, praticado esportes e atividades físicas.

3.5 - Inclusão
Algo muito relatado pelos alunos em entrevistas foi o fato de como eles podem utilizar a Educação Física eles para ajudar os outro colegas a mudarem de opinião em relação a prática de alguns esportes, e que eles mesmos ajudam esses alunos a se incluírem e buscar mais e mais conhecimentos. Portanto para eles a Educação Física também é INCLUSÃO.

3.6- Disciplina Esportiva
A Educação Física tem chamado muito a atenção dos alunos pelo fato de ser uma disciplina esportiva onde eles têm a oportunidade de saírem de sala para simplesmente jogarem. Mais por que a Educação Física tem chamado muita atenção dos alunos pelo fato de ser uma disciplina esportiva? Com certeza eles vem a disciplina como uma ponte entre o esporte e o profissional, pois se bem preparados hoje, amanhã poderão ser atletas profissionais.

4 - O Que Os Alunos Acham Da Educação Física Escolar?
De acordo com os relatos dos alunos, apesar das dificuldades enfrentadas por eles, ainda consideram a Educação Física Escolar a melhor disciplina da escola, pois é ela que lhes tira da rotina cansativa do dia a dia e muitas vezes causam até mesmo o estresse e saem da vida sedentária. Para eles, a Educação Física é uma disciplina maravilhosa em todos os aspectos, mesmo tendo que enfrentarem tantos problemas relacionados com o ambiente e muitas vezes até mesmo a falta de materiais.
Apesar de tudo, para os alunos a Educação Física ainda é uma das melhores, e ainda citam mais:
É ótima, apesar de não ter espaço apropriado;
Melhora o condicionamento físico e a saúde;
Estimula o desenvolvimento;
Ajuda a descontrair;
Desenvolve o corpo e a mente.

5 - Discussão
Podemos verificar neste artigo a apresentação de alguns problemas enfrentados pelos professores de Educação Física e seus alunos, como eles estão vendo e vivenciando as aulas de Educação Física. Também podemos ver que para um bom andamento precisamos de materiais e recursos para se trabalhar de forma positiva e também precisamos de mais profissionais capacitados e habilitados na área, sendo assim trazendo grandes resultados para a escola e para os alunos.

6 - Conclusão
Diante de tantas ações, por que será que a Educação Física ainda não é tão valorizada? Será que é por falta de profissionais bem qualificados? Ou será porque os nossos alunos ainda não abriram os olhos para verem quão grande importância tem a Educação Física para as nossas vidas? Mais o que podemos concluir é que infelizmente ainda não temos uma estrutura adequada para oferecermos uma Educação Física de qualidade, pois além do conteúdo, com certeza precisamos de materiais e de um espaço apropriado, pois a Educação Física não trabalha somente a mente mais também o corpo.

7 - Referências Bibliográficas

HTTP://blog-do-faibis.blogspot.com/2010/02/professor-rola-bola

HTTP://www.bemestartreinamentos.com.br

HTTP://www.confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id-3457

HTTP://eee.ufscar.br/ciefel/pdfs/livre/47.pdf

HTTP://www.seduc.to.gov.br/index.phd?option=com_content&view=article&id=4740:os-desafios-que-o-professor-de-educacao-fisica-enfrentam-na-sala-de-aula-&catid=1:noticias-especiais  HTTP://www.seed.se.gov.br/noticias.asp?

Professores e alunos das escolas Estaduais, Privadas e Municipais Autores: LEANDRO VERAS BASTOS WASHINGTON JOSÉ PAES RODRIGUES THÁBATA GOMES COSTA SARAIVA FRANCISCO ANDERSON EUFRÁSIO DE SENA

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Leandro Veras Bastos

por Leandro Veras Bastos

cursando o VI período de Licenciatura em Educação Física

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93