Preparação Física e Psicológica de Jovens Atletas

Preparação Física e Psicológica
Preparação Física e Psicológica

Educação Física e Esporte

22/06/2012

Antes dos jovens atletas pisarem em quadra ou no gramado, é importante que elas percebam que o preparo antes do jogo envolve mais que simplesmente comparecer aos treinos. Eles também devem se preparar alimentando-se bem e descansando diversos dias antes do jogo - assim como os jogadores de elite. Devem saber também que seu organismo precisa estar descansado e que há muito "combustível" no tanque fazendo com que tenham confiança adicional para entrar em jogo e superar os desafios. Abaixo seguem algumas dicas para o preparo antes do jogo: Aquecimento - Antes dos jogos, os atletas precisam de muito alongamento, corridas, além de muitos toques para "sentir a bola" - seja um jogo de futebol ou basquetebol. Ensine seus atletas a prestar atenção a partes específicas do corpo dele/a que precisam de alongamento extra e os incentive a usar o tempo extra para alongar essas áreas durante o aquecimento.

Isso é muito importante em esportes do tipo "stop and go", tais como futebol ou basquetebol onde jovens atletas fazem movimentos rápidos ou passam de um tempo parado para arrancadas. Seus atletas correm o risco de se machucar, principalmente de ter distensão muscular, se eles não fizerem um aquecimento completo e bem orientado. Orgulho em Jogar e manter os Equipamentos - Além do preparo físico e mental, os jogadores de elite têm orgulho em garantir que os acessórios (calçados, uniformes etc.) estão em boas condições e prontos para o dia do jogo. Por exemplo, os jogadores de futebol garantem que a chuteira esteja limpa, polida e adequada para as condições de campo.

Tendo orgulho desses acessórios, os atletas aprendem a ser responsáveis e mostrar respeito pela sua equipe e ao esporte. Assumindo a Responsabilidade - Finalmente, o mais importante no preparo de um jovem atleta para as atividades esportivas é aprender que é dele/dela a responsabilidade de se preparar para o jogo - e não do técnico, os pais devem ser orientados a ajuda-los para que se alimentem corretamente, descansem o suficiente e cheguem ao local do jogo com antecedência suficiente para fazer o aquecimento adequado. Estes são bons hábitos que devem ser formados desde cedo. Estas são algumas informações que nós, profissionais de saúde, devemos levar em conta para a preparação de atletas com perfil iniciante e com tanta energia. Cabe a nós canalizar esta energia para obter a melhor preparação e resultado de nossa equipe.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Luciano Nascimento Rocha

por Luciano Nascimento Rocha

Graduado em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá - Vitória/ES - FESV, Brasil. Atuei em projetos na SESPORT - Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Espírito Santo e como professor de natação no Clube de regatas Àlvares Cabral - CRAC - Vitória/ES

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93