Bebidas Como Acompanhamentos Para Tira-Gostos

Caipirinha Tradicional.
Caipirinha Tradicional.

Culinária

29/07/2015

AGUARDENTE

Também conhecida como pinga ou cachaça, é uma bebida tipicamente brasileira, fabricada no Brasil desde o século XVI. Produto da fermentação e destilação da cana de açúcar, a cachaça tem os seus segredos para uma boa qualidade. Assim como a uva para o vinho, os fatores climáticos e o solo podem determinar a qualidade da aguardente.

Devido ao seu baixo valor e sua associação com as classes mais baixas da sociedade, a cachaça sempre teve uma áurea marginal. No entanto, nas últimas décadas, seu reconhecimento internacional tem contribuído para diluir o preconceito criado pelos próprios brasileiros, alcançando status de bebida requintada.

A Aguardente é servida em pequenas doses, devido ao seu forte sabor.


CAIPIRINHA


A caipirinha é a bebida brasileira mais conhecida internacionalmente. É feita com aguardente, limão, açúcar e gelo.

Possui uma série de variantes, com adoçantes artificiais para os preocupados com o açúcar, ou com uma grande variedade de frutas. Além disso, a aguardente costuma ser substituída por vodka, rum ou saquê.

Na região Sul do Brasil, a caipirinha é conhecida como Chimboca. O método de preparo é um pouco diferente dos métodos convencionais, sendo preparada dentro do copo, com o limão cortado em rodelas, e com uma quantidade considerável de açúcar, dando um toque mais suave na aguardente, tornando-a mais agradável ao paladar.

Caipirinhas geralmente são preparadas individualmente, um copo de cada vez, já que seus ingredientes são em quantidades tão irregulares que em um volume muito grande, não atingiria um sabor tão marcante.


Caipirinha Tradicional

Ingredientes:

1 unidade de limão

1 dose de cachaça

3 colheres (sopa) de açúcar gelo picado


Modo de Preparo:

1º. Passo – Corte o limão em quatro partes, tire os caroços e o filete branco do meio do limão.

2º. Passo – No copo, acrescente o açúcar e os gomos de limão. Amasse os dois com o auxílio de um socador.

3º. Passo – Acrescente o gelo e a cachaça.

4º. Passo – Agite bem e coloque em um copo decorado com uma rodela de limão.


BATIDAS


Assim como as caipirinhas, as batidas também têm seu espaço garantido nos bares e restaurantes. Com um aspecto mais cremoso, são pouco mais aprimoradas que as caipirinhas, mais igualmente saborosas.

Batidas mais populares:

Batida de Coco

Ingredientes:

1 garrafa pequena de leite de coco;

6 doses de pinga;

2 doses de água (opcional);

1 colher (sopa) leite condensado;

2 colheres (sopa) de gelo picado.


Modo de Preparo:

- Coloque todos os ingredientes numa coqueteleira e bata por alguns minutos.

- Sirva enquanto ainda estiver com espuma.


Batida de Maracujá

Ingredientes:

2 doses de pinga;

1 copo de suco de maracujá;

1 colher (sopa) de xarope de groselha;

Gelo.


Modo de Preparo:


- Coloque os ingredientes na coqueteleira com 3 pedras de gelo.

- Bata bem, coe e sirva em seguida.



CERVEJA


A cerveja é resultado da fermentação alcoólica de um malte chamado cevada. A cevada é o mais utilizado, no entanto, é possível fabricar a cerveja com outros cereais como trigo, arroz, milho, entre outros.

Por sua fórmula ser composta principalmente por água, a origem dessa água e as suas características tem grande efeito na qualidade da cerveja, influenciando inclusive, o seu sabor.

Utiliza-se também a flor do lúpulo para acrescentar um gosto amargo que equilibra o sabor adocicado do malte e possui um efeito antibiótico moderado que favorece a atividade da levedura de cerveja em relação a organismos menos desejados durante a fermentação.

Principais tipos de cervejas:

Porter: é a cerveja do tipo ale, produzida originalmente na Inglaterra. A porter é fabricada a partir do processo de fermentação alta, assim chamada porque ela ocorre a uma temperatua elevada, entre 15°C e 20°C, fato que leva as leveduras a subirem à superfície, resultando em uma cerveja forte e encorpada.

Pilsen: Cerveja do tipo lager, amarga, de coloração dourada e bastante transparente. É o gênero de cerveja mais consumido em todo o mundo. Pertencem a este gênero cervejas como Heineken, Carlsberg, Brahma, Skol, entre outras. O nome pilsen é derivado de Pilsen, nome alemão da atual cidade de Pilzen, localizada na República Checa, onde este tipo de cerveja foi originalmente produzido.

Cerveja sem álcool: Durante o processo de fabricação da cerveja é possível interferir na produção durante a fermentação, ou seja, alterando o tempo, a temperatura e a pressão, é possível produzir naturalmente a cerveja sem álcool. Atualmente é também utilizado outro processo, em que através de um tipo de microfiltragem é possível retirar o álcool da cerveja.


SUCOS

Nada melhor para acompanhar um prato de petiscos, que uma bela combinação de suco. Para fazer suco, não existe muito segredo, os ingredientes são facilmente encontrados e são de fácil preparo. Um dos sucos mais populares nos bares e restaurantes é o suco de laranja, mas tem quem prefira outros sabores como o de abacaxi e até mesmo tomate, cenoura ou beterraba.

Alguns bares são especialistas na criação de sucos combinados de frutas, criando desde misturas tradicionais até as mais exóticas. Esses bares tem feito muito sucesso entre artistas e pessoas que procuram levar uma vida mais saudável.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93