Paladar ideal é sabedoria e jamais se engana

O que engana o melhor dos paladares?
O que engana o melhor dos paladares?

Culinária

09/06/2015

A culinária precisa de novos rumos para encantar os apreciadores de alimentos saudáveis e saborosos. Associação de nutrientes que proporcionam sabor agradável é uma alternativa, mas quem os consome deve saber os perigos disso. Nem todo chef de cozinha é confiável, tanto por motivo de seus desconhecimentos como em razão de sua malícia. Para obter lucratividade, alguns podem enganar. O paladar tem de estar essencialmente aguçado para perceber quando se trata apenas de um sabor agradável, mas não de riqueza nutritiva e de boa qualidade.


Pensava-se que contratar nutricionistas fosse solução ideal, contudo, não se deve esquecer a sapiência e proveniência deles. Cada um tem um estilo. E isso leva alguns selecionadores de pessoas a se confundir. A maioria indica os melhores profissionais da área de cozinha para obter saúde perfeita. Honestidade nesse sentido é essencial.


Variedade de alimentos e insistência em sua qualidade é o que conduz a uma vida saudável. Não basta ter abundância de elementos para o bom preparo de uma refeição. Tem de haver higiene e seletividade para que em uma refeição haja de tudo com perspicácia: grãos, cereais, legumes, frutas, carnes branca (principalmente) e vermelha, peixes, temperos, frutos do mar. Tudo fresco, com se tivesse vindo da melhor fazenda. Não é a pressa que produz isso, mas sabedoria para produzir em grande quantidade e com qualidade. Quem se alimenta sempre do mesmo corre o risco de ter ausência de certos nutrientes. Aqueles que desconhecem a origem dos alimentos também.


A malícia quanto à alimentação vem muitas vezes da vontade de lucrar gastando pouco e também de "apimentar" designado produto consumível para fazer uma troça ou, melhor dizendo, uma pilhéria. Trata-se essencialmente de enganar o outro com objetivos escusos.


O que grande parte da população busca é alimentos nutritivos e higienizados suficientemente, capazes de suprir todos os requisitos que o organismo inteiro necessita para ficar saudável, evitando falta de certos componentes que proporcionam a integridade da saúde. É inevitável que todos consumam alimentos com confiança, convencidos de que sua qualidade é inquestionável, bem como sua equipe de fabricantes, que incluem nutricionistas, chefs, cozinheiros, fornecedores etc. Paladares que são consumidores assíduos conquistam-se com honestidade e zelo no preparo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Tânia Damasceno

por Tânia Damasceno

Tânia Damasceno é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e licenciada em letras (português/inglês) pela Universidade Nove de Julho de São Paulo. Sua experiência profissional concentra-se nas áreas de comunicação e idiomas.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93