Prato Quente Japonês: Guioza

Acredita-se que o guioza surgiu durante os primeiros anos do século XVIII.
Acredita-se que o guioza surgiu durante os primeiros anos do século XVIII.

Culinária

13/05/2015

Acredita-se que o guioza surgiu durante os primeiros anos do século XVIII. Naquele tempo, a farinha de trigo era escassa e a carne era pouco consumida no Japão. Por esse motivo, o guioza era visto como um alimento nobre.

Somente após a 2º Guerra Mundial que seu consumo tornou-se popular pelo país, já que, com o término da guerra, os japoneses que trabalhavam na China voltaram ao arquipélago e, para sobreviver, passaram a vender o guioza em barracas. Apesar de ser uma comida chinesa, o alimento tornou-se apreciado pelos japoneses não somente pela sua praticidade, mas também pelo alto teor de proteína que contém.

Outro motivo que ajudou na popularização dos pasteizinhos foi o fato de que, na época, o arroz, que já era tido como o principal alimento dos japoneses, estava em falta. Com isso, o ideal era preparar o guioza de massa mais fina, proporcionando uma economia de ingredientes e uma produção maior. A seguir, veremos como ele é feito.

Receita


Ingredientes para o recheio:

- 150 g de pernil moído;

- 1 salsicha chinesa;

- ½ gengibre ralado;

- 1 repolho picado cozido;

- 1 acelga cozida;

- Pimenta-do-reino a gosto;

- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim;

- 1 cebola branca picada;

- Hondashi (o suficiente para dar liga na massa);

- 4 unidades de massa de pastel redonda.

Ingredientes para o Molho Ponzu:

- 50 ml de shoyu;

- Suco de limão ou vinagre;

- 1 cebolinha picada;

- 1 pimenta dedo de moça picada e sem semente.

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes do recheio em um recipiente e coloque-o dentro de uma massa de pastel redonda, feche-a e deixe cozinhar no vapor por cerca de 10 minutos. Depois, coloque o guioza na chapa (grelha) por 2 minutos. Recomenda-se servi-lo quente.

Para fazer o molho, misture todos os ingredientes. Recomenda-se usar o molho com o guioza.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93