Principais Ingredientes Dos Pratos Japoneses

O macarrão é o alimento mais consumido no Japão.
O macarrão é o alimento mais consumido no Japão.

Culinária

13/05/2015

Existem vários tipos de algas marinhas. A konbu é vendida seca e usada no caldo dashi. Sempre limpe sua superfície com papel-toalha úmido antes de usá-la. Nori é outro tipo de alga, usada para enrolar sushi e é vendida em pacotes. Uma vez abertas, as folhas de nori precisam ser armazenadas em recipientes ou saco vedado, para não perderem o sabor. A wakame tem sabor suave e é consumida em sopas de missô ou saladas.


Feijão Azuki


Semelhante ao feijão vermelho, é mais utilizado em pratos doces. Para cozinhar feijões azuki, aconselha-se lavá-los e colocá-los em uma jarra com tampa de rosca, jogar água fervente até que fiquem imersos, fechar a tampa e deixá-los de um dia para o outro. No outro dia, jogue fora a água, coloque-os em uma panela, cobrindo-os de água fria e colocando-os para ferver. Deixe-os cozinhar por 30 minutos. Para saber se estão no ponto, tente espremê-los com os dedos: se quebrarem facilmente, estarão bem cozidos.


Broto de Feijão


Para preparar brotos de feijão em casa, lave os feijões da china em água fria e transfira-os para um recipiente. Cubra o recipiente e coloque-o em um lugar escuro. Troque a água de 2 a 4 vezes por dia. Os feijões irão brotar de 2 a 5 dias e estarão prontos para serem cozidos.


Beni Shoga


São picles de gengibre vermelho. Podem ser feitos em casa ou comprados prontos.


Daikon (nabo)

Quando está cru e ralado, pode ser usado no molho que acompanha comidas fritas; carnes grelhadas ou peixes oleosos têm enzimas que facilitam a digestão da proteína. Os melhores são os de coloração amarela, usados em sushis ou em acompanhamentos de arroz cozido fresco.


Caldo Dashi


Pode ser feito de kezuri bushi (lascas de bonito seco), tipo de atum. alga seca ou pela mistura de ambos. Esse caldo constitui um ingrediente essencial na cozinha japonesa.


Edamame

São grãos de soja frescos e fervidos, servidos principalmente como acompanhamentos de bebidas alcoólicas.


Ovas de Peixe

Dentre os vários tipos, a ikura (ovos de salmão) é vendida pronta e salgada em potes; já o tobiko (ovas de peixe voador) é usado no preparo de sushis.


Hakusai

Acelga japonesa, com folhas grossas, brancas e suaves. Pode ser cozida ou consumida crua em saladas. São usadas também para fazer picles.


Kezuri Bushi

Pedaços de bonito seco, um tipo de atum utilizado no caldo dashi e que pode ser polvilhado sobre o tofu (queijo de soja) ou fervido com espinafre.


Kinome

Tem sabor apimentado semelhante ao anis (erva-doce) É usado para dar mais consistência ao sabor do missô, molhos e temperos feitos à base de vinagre, que acompanham peixes ou pratos com vegetais.


Mirin

É um vinho de arroz claro, viscoso e doce, feito a partir da mistura de levedura de arroz vermelho e aguardente de arroz. O mirin é usado para deixar os pratos mais adocicados.


Missô

Existe uma variedade de cores e quantidades de sal. As mais comuns são marrons, salgadas e feitas a partir de grãos de soja.


Cogumelos

Existem vários tipos de cogumelos; um deles é o enoki, de sabor sutil e consumido grelhado ou no vapor. Outro tipo é o maitake, consumido refogado ou em tempuras. (um dos pratos da culinária japonesa). O shiitake é outro cogumelo com alto valor nutricional e usado, principalmente, em pratos salgados.

Shimeji cinza são aqueles que nascem na base das faias. (espécie de árvore). Por serem vendidos de pencas, devem ser separados antes de serem refogados.


Macarrão


O macarrão é o alimento mais consumido no Japão depois do arroz e acompanha diversos pratos. O shirataki é um macarrão translúcido, parecido com uma gelatina e deve ser cozido. O soba, feito de trigo sarraceno, é bem nutritivo, podendo ser consumido quente ou frio. O udon é um macarrão largo e grosso, feito de trigo.


Nuka (farelo de arroz seco)

Usado para fazer picles e também pode ser adicionado ao broto de bambu fervente, para tirar seu gosto amargo.


Osu: (vinagre de arroz)

É bem mais sutil do que o vinagre de malte. No Japão, uma parte do vinagre de arroz, diluído em cinco partes de água, pode ser misturado com um adoçante, podendo ser o mel, constituindo assim, uma bebida muito popular entre aqueles preocupados com a saúde.


Renkon (raiz de lótus)

Usado em cozidos, fritos e em picles. Geralmente, já são vendidos no supermercado prontamente cozidos em embalagens.


Arroz

Para arroz multigrãos, misture 150 g de arroz japonês integral com 50 g de qualquer aveia moída, podendo ser: sementes de amaranto, quinoa ou centeio. Tente evitar o kamut, (cevada inteira) que leva mais tempo para cozinhar. Cozinhe como o arroz integral, com a mesma quantidade de água. O mochigome (arroz extraglutinoso) é aquele que não tem glúten e é ótimo para uma boa dieta.


Saquê

Bebida alcoólica feita de arroz. O sake kasu corresponde ao resíduo branco remanescente do saquê refinado; é usado para fazer bebida doce, como o amazake (vinho de arroz japonês doce) ou para fazer picles.


Sansho (pimenta japonesa)


Não é tão apimentada como as outras pimentas; tem um aroma nobre e é usada em pratos com peixes e frangos.


Satoimo


Tipo de inhame que desprende uma gosma pegajosa quando descascado ou fervido.


Sementes de Gergelim


Sementes de gergelim brancas e negras são usadas na culinária japonesa. Podem ser torradas ou polvilhadas no arroz.


Shishitou

O chilli verde japonês é utilizado no preparo dessa culinária para dar seu perfeito sabor.

Experimente!


Shichimi Togarashi

Corresponde a uma mistura de sete temperos: pimenta chilli seca, nori verde, sementes de gergelim, sansho, sementes de papoula, gengibre seco e casca de laranja. Pode ser usada em sopas e grelhados.


Shiso

É uma erva anual, com folhas aromáticas, verdes ou vermelhas. Usada em saladas, sashimis e pratos feitos com tofu.


Shoyu

É o molho de soja japonês que é utilizado em vários pratos dessa culinária.


Takenoko


Broto de bambu encontrado durante a primavera. Se encontrado fresco, ferva-o inteiro com um pouco de nuka, (farelo de arroz) cozinhe-o e deixe esfriar. Em seguida, retire suas camadas até alcançar o miolo.


Tofu

Queijo de soja japonês. Há dois tipos de tofu: o cremoso, comido cru ou com sopa; e o firme, usado em refogados ou amassados, para produzir pratos salgados. Sempre escorra o líquido da embalagem antes de usar.


Umeboshi

São as ameixas salgadas, usadas no preparo de picles com vinagre e aguardente de arroz. Os picles de ameixa são consumidos puros ou cozidos com arroz. Ajuda na redução do colesterol e elimina toxinas do fígado.


Umeshu


É um tipo de bebida doce que é servida como aperitivo.


Wasabi


Raiz verde japonesa, que, quando ralada, pode ser misturada com o shoyu para fazer molho de sushi e sashimi. Há muito tempo, o wasabi era utilizado na medicina e também como antídoto de envenenamento por ingestão de alimentos.


Yuzu

Fruta cítrica japonesa. Tem a casca amarela e cheiro de limão e marmelo. Sua casca é utilizada para decorar pratos.


Za Cai (picles de Sichuan)


Antes de usá-la, dessalgue-a. Tem sabor peculiar e picante, podendo ser um acompanhamento de pratos apimentados.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93