A profissão do futuro chegou: Gestor de Mídias Sociais
Os profissionais que ocupam essa função fazem multitarefas
Cotidiano e Bem-estar
14/03/2016
De tempos em tempos novas profissões são criadas para suprir o mercado. As transformações tecnológicas fazem com que novas vagas surjam e outras percam a sua função, de acordo com a evolução do mercado de trabalho.
Há menos de cinco anos, pouco se falava sobre uma das profissões que mais cresce nos últimos tempos. Estamos falando do social mídia, como ficou popularmente conhecido, mas que também é chamado por gestor de mídias sociais, analista de mídias sociais ou apenas, mídias sociais. Ainda não se sabe quando surgiu a função, ou o termo analista de mídias sociais, mas foi em 2013 que pela primeira vez uma revista publicou algo falando da nova profissão.
Na época, a revista Exame citou que a rotina desse profissional dependia de estratégia, conhecimento e domínio das ferramentas sociais. Mais recentemente, a mesma revista citou o profissional de mídias sociais numa lista entre as 42 profissões promissoras, segundo os recrutadores. Afinal, o que faz um gestor de mídias sociais?
Normalmente os profissionais que ocupam essa função fazem multitarefas, dependendo das necessidades da empresa para aquele momento. As principais são criar estratégias para colocar a marca nas redes sociais, analisar o fluxo de participações das ações realizadas, monitorar a interação com o consumidor, idealização de conteúdo, redação e direção de arte.
Além de ter muita criatividade, a pessoa que ocupa essa função deve estar antena a tudo o que é novo nas redes sociais, aos modismos, manifestações e tendências. Estar atento às novas redes sociais também faz parte do cotidiano do social mídia. Essa atribuição dentro da profissão é conhecida pelo nome heavy user, que analisa se as redes que estão surgindo vão pegar ou não entre os internautas.
Entre as principais características que o gestor de mídias sociais deve ter é fundamental o de compreender o comportamento das pessoas, já todas estarão interagindo pelas redes como cliente, pessoas normais e não como números ou acessos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93