Prevenção e Planejamento

Família unida
Família unida

Cotidiano e Bem-estar

15/12/2015

PREVIDÊNCIA

Por que as pessoas só pensam em e na segurança depois que acontece um imprevisto ou um acidente?

Por que as pessoas não fazem previsões ou projeções para o futuro?

Por que as pessoas só pensam no momento presente, nas necessidades imediatas, urgentes?

Quando se constrói uma casa, por exemplo, não se pensa que alguém naquela casa irá ficar velho e terá necessidades especiais como, corrimões, rampas para deslocamento de cadeiras de roda, elevadores, etc.

Não se pensa também nos filhos vindouros. Crianças também pedem cuidados imediatos não só os básicos. Proteção excessiva com crianças nunca é excessivo, ao contrário, é inclusivo e exclusivo.

Não se pode prescindir, descuidar de cuidados mas, antes, devem ser pensados, planejados antecipadamente, premeditadamente. Tudo pode parecer redundância e é, não se trata de síndromes ou transtornos obsessivos conhecidos como TOC e etc e sim, de extremismo em relação à segurança e proteção.

A displicência, a negligência e a indolência é que são as culpadas por todos os acidentes que acontecem. Então, prevenir é melhor que remediar, como diz um antigo e sempre atual dito popular.

Construindo a casa:

Planejamento de solteiro- naturalmente um solteiro não terá grandes preocupações em planejar algo para o futuro. O mais importante deve ser, no momento, construir rapidamente uma casa modesta para habitar de imediato, deixando para depois “os puxadinhos”, ou seja, as adições ou complementos que, de acordo com o orçamento serão acrescentados ao imóvel. Até mesmo os casados costumam agir assim.

Planejamento de casado- estes, por sua vez, dependendo do tempo disponível e da necessidade, não se preocuparão muito com a expansão, ampliação do imóvel de imediato. Antes estarão mais ocupados em terminar logo a casa e habitar, realizando o seu sonho e dividindo o espaço com aquela que foi a escolhida. Geralmente a preocupação maior costuma ser o mobiliário.

Também não é imprescindível tanta preocupação com a construção e ampliação de um imóvel de imediato mas, é necessário planejar os futuros cômodos que possam ser construídos para os filhos e também, para futuramente abrigar provisório ou permanentemente alguns membros da família que venham a necessitar de um apoio moral e físico.

Construindo a vida:

Previsões- estas incluem sogros, cunhados, filhos... A previsão pode incluir o apoio mesmo que forçoso a parentes como, a sogra que separou do sogro, e outros como, o cunhado(a) desempregado, e afins. Por isso é sempre bom ter um quarto de reserva que poderá ser transformado em quarto de hóspedes permanente ou não, dependendo de cada caso. Se a sogra desejar não mais reatar relações, e decidir se estabelecer em definitivo na casa do genro?

Ser solidário nunca é demais. Praticar a tolerância com as falhas alheias é importante. Não devemos deixar que pequenas rusgas tire de nós a alegria de viver, de ser. Qualquer bem que se faça a alguém próximo ou não, é um grau de satisfação e paz de espírito. Não digo isso por causa das festividades que se aproximam, não tenho o espírito natalino que me foi roubado ainda na tenra infância, mas por um espírito de solidariedade, pois, num mundo de guerras, com tanto desamor, é preciso unir os corações e mesmo que pequenos detalhes tentem interferir na comunhão, na convivência do dia a dia, vale mais um esforço retórico em prol da paz, do bem viver, da harmonia.

Enfim, ao se entrar na vida, ou seja, aquele momento em que o indivíduo amadurece e começa a assumir as responsabilidades inerentes a todo indivíduo na vida adulta responsável, planejar torna-se necessário. Ninguém vive a vida aleatoriamente, alienadamente. Há um momento de reflexão, de escolhas e decisões. Por isso o planejamento é importante para que não se perca o sentido das coisas, das responsabilidades, das consecuções, das realizações objetivadas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


José Roberto da Silva Manso

por José Roberto da Silva Manso

Técnico de enfermagem(1981); (2002)formação básica em teologia; (2005)curso de formação política pelo Inst. Álvaro Valle/PL; Roteirista/CVT-FAETEC-2013; Bacharel em teologia/Universidade da Bíblia e Faculdade Teológica Nacional/2015; Como Produzir um Curso a Distância /Portal educação 2015; MESTRADO/FacTeolNacional 2016; Curso Formação Política/UALB-UNIV.LEONEL BRIZOLA-PDT,2016;

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93