A vida não é petisco. É o prato principal.

vida
vida

Cotidiano e Bem-estar

08/12/2015

A vida não é petisco. É o prato principal.

A vida não é feita de cafés amargos. Ou amanhecidos. A vida é feita de café fresco. Doce, fumegante.

A vida não é feita de petiscos. Ela é feita de pratos principais. Petiscos são para quem não quer se envolver. com ela. 

A vida não é feita de sabores artificiais de frutas. Ela só aceita sabores originais, por isso dá as frutas que acha que merecemos. Azedas ou doces, ácidas ou suaves. Qual é a sua fruta preferida?

A vida não faz receitas em micro-ondas. Ela prepara tudo caseiramente: separa os ingredientes, põe no forno, demora para ficar pronto. Mas, quando fica, não há nada igual.

A vida não é feita de faróis fechados. Ela abre os faróis, sempre, nós é que enxergamos vermelho, em muitas circunstâncias.

A vida não gosta de meio-termo, de mais ou menos, de "vai assim mesmo". Ela exige que você esteja inteiro. A todo termo, mais ainda, vai com tudo. É assim que ela gosta, é assim que ela joga.

A vida não é só diversão, tempo livre, férias e conversa jogada fora. A vida é sofrimento, suor e lágrimas, mas tudo com a maior categoria. Tudo com sentimento, com recompensa, com jeito. Se for só diversão, não é vida; é só passeio na existência terrena. Se você consegue, parabéns, vai receber a passagem de volta, logo mais.

A vida não é feita só de beijo e abraço. Ela é feita de paixão, amor, entrega. Não dá só para beijar sem se apaixonar, e não dá para abraçar sem amar. Abrace e beije, mas arque com as consequências.  Ame e se apaixone a todo vapor. Pela metade, não tem graça.

A vida não leva desaforo para casa. Tem que ser do jeito que ela quer: perde, ganha, toma, tira, faz, vai fundo (se não, não vai), corre, breca, assusta, alivia... Dá bronca, mas dá conselho; bate, mas acaricia. Tem que saber levar, se não souber, vai ficar parado, imune aos seus encantos e charme únicos... Se não souber levar, vai passar desapercebido, desenxabido, sem emoção.

A vida não é maré mansa, é onda tortuosa; não é tempo nublado, é sol ou chuva; não é meia hora, é hora inteira.

A vida não pede, ordena. Ela não olha, encara.

Então, vai! Respira fundo e mergulha! Pode ser que o ar te falte, pode ser que você tenha uma crise de pânico, pode ser que fique sem chão.

Mas amará de paixão. Viagem sem volta, a vida é adrenalina em estado bruto. Sem corrimão para segurar, ela te carrega no colo. Ímpeto intempestivo, desassossego infinito, cabo-de-guerra perdido, não tem jeito, ninguém escapa da sua inesgotável libido.

De novo, vamos, sem ensaio... 1, 2, 3, pula!

Pula na vida!! 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Bia Cantanti

por Bia Cantanti

Formada em Letras, Secretária, blogueira e leitora voraz, escrevo sempre sobre impressões, pensamentos e perspectivas a respeito de vários temas, devido a uma intensa vontade de expressar o que vejo, sinto e apreendo. Desejo transmitir, com palavras assertivas, humor, conteúdo, e provocar reações reflexivas e benéficas nos leitores. Afinal, somos todos pensadores e questionadores por natureza.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93