Pouco Espaço, Muita Organização em Apartamentos e Quitinetes

Tente enxergar as várias funções que um mesmo móvel pode ter.
Tente enxergar as várias funções que um mesmo móvel pode ter.

Cotidiano e Bem-estar

20/07/2015

Fazer pequenos apartamentos e quitinetes tornarem-se um ambiente confortável e, sobretudo, funcional, não é uma tarefa fácil, ainda mais quando tratamos de imóveis alugados, o que dificulta a personalização do lugar. No entanto, é possível deixar aconchegante um ambiente teoricamente apertado depois de receber os devidos cuidados decorativos e estruturais.

É cada vez mais frequente nos depararmos com estudantes, homens e mulheres recém-casados, solteiros, amigos e famílias morando em residências pequenas. Adaptar apartamentos pequenos e quitinetes significa ampliar o conforto dos seus moradores de modo que os mesmos não se sintam acuados. Embora muitas pessoas tenham o desejo de morar em casas pequenas, para outras é uma condição imposta.

Portanto, definir o que seria um ambiente de moradia pequeno é algo bastante abrangente. Pessoas que vivem em um ambiente de 30m2 pode achar um de 50m2 extremamente grande. Da mesma forma, quem vive em uma casa de 50m2 pode achar o lugar pequeno. A definição sempre varia conforme o número de moradores.

Assim, a organização é a palavra-chave para viver em conforto. Em espaços restritos, a desorganização causa poluição visual interna e dificulta a circulação dos moradores e visitantes.

Lembre-se de que, se o apartamento pertencer a você e quiser fazer mudanças radicais na estrutura, recomenda-se sempre a ajuda de um profissional. Caso o apartamento for alugado, contate sempre o dono antes de qualquer transformação.


Desapegue do material

Muitas pessoas não sabem aproveitar o ambiente em que vivem e sobrelotam o lugar de objetos que não fazem uso. Há indivíduos que conseguem, sem o menor problema, conviver sem uma mesa de jantar, por exemplo, pois preferem o conforto do sofá na sala.

Da mesma forma, há pessoas que preferem levar a roupa em lavanderias e não precisam de máquina de lavar em casa, enquanto outras, que preferem fazer refeições fora de casa, também não necessitam de fogão.

Não tenha receio de doar ou até mesmo vender objetos ou equipamentos que estão encostados em sua residência e que não são usados frequentemente.


Menos móveis

Muitos moradores costumam comprar móveis sem planejar o lugar em que irá dispô-los no ambiente ou então a necessidade dos mesmos. Lembre-se de apenas comprar móveis quando necessário e no tamanho ideal para o tipo de ambiente do seu apartamento ou quitinete.

Recomenda-se não ter um sofá grande que ocupe muito espaço. Se receber visitas periodicamente e ficar receoso de onde irá acomodá-las, tenha um plano para usar cadeiras adicionais como a de computador, banquetas das refeições ou até aqueles banquinhos de camping portáteis. Tenha em mente a necessidade da sua compra.


Móveis multifuncionais

Tente enxergar as várias funções que um mesmo móvel pode ter. Por exemplo, um sofá que pode se tornar a cama para uma visita ou então uma mesa de centro que pode servir como um baú para guardar utensílios e acessórios. Da mesma forma, a cama pode servir como gaveteiro e a escrivaninha como estante, por exemplo. Uma mesa de centro também pode ter um gaveteiro para abrigar objetos.


Cozinha

A organização da cozinha é um dos grandes problemas em pequenos apartamentos ou quitinetes, uma vez que o lugar tende a ser bem apertado. Nessas residências podemos nos deparar com os equipamentos e utensílios amontoados uns aos outros. Nesse caso, um suporte de parede para acomodar os objetos é essencial.

Outra dica é até mesmo remover a porta da cozinha ou então trocá-la por uma porta de correr para que seja possível acoplar um armário na região onde fica a porta. Lembre-se que para esses tipos de alterações, é preciso sempre a opinião de um especialista em construção, para que não haja problemas em perfurar canos ou a fiação do ambiente. Podemos usar a mesma recomendação de suportes para as paredes em outros ambientes da residência, como a sala mostrada.


Use a parede

Nem sempre a parede serve apenas para colocar quadros e arranjos. Ela também pode funcionar como suporte para televisões e até estante de livros, economizando o espaço do rack. Lembre-se sempre de planejar as cores e o posicionamento das prateleiras. Essas mudanças proporcionam um maior espaço ao ambiente, embora possa diminuir um pouco da flexibilidade do lugar. Podemos utilizar várias maneiras para colocarmos a TV. Se a mesma for de plasma, podemos fixá-la na parede, se for uma TV de tubo, utilizamos um suporte muito recomendado para os quartos.


Escritório

É perfeitamente possível ter um escritório em apartamentos pequenos ou quitinetes que funcionaria como um lugar de trabalho (home office). Para tanto, é necessário localizar um cantinho em sua residência que possa abrigar o escritório. Dessa maneira há total aproveitamento de um canto na residência, que antes poderia estar abrigando cadeiras ou algum quadro na parede. Para a organização do escritório opte por pastas para colocar documentos, fazendo com que não se ocupe tanto espaço.


Acessórios

No mercado, podemos encontrar cada vez mais acessórios inteligentes que facilitam muito o nosso dia a dia e que customizam o espaço de casa. Mas é bom ficar atento, pois muitos desses acessórios não possuem tanta qualidade. Vá a lojas especializadas para a compra desses tipos de acessórios, como cabides onde é possível pendurar várias roupas ao mesmo tempo, por exemplo.


Cores e Luz

Não se esqueça de sempre priorizar a luz natural que adentra no recinto, além de dar atenção redobrada à iluminação artificial. Brinque com as cores de móveis e paredes, já que as cores podem trazer a sensação de que o ambiente é maior, menor, mais baixo e até estreito. Vejamos algumas dicas:

Mais espaço: se tiver problemas com o espaço, escolha cores claras que trazem a sensação de que o ambiente é maior. São indicados amarelos palha e tons de qualquer outra cor, desde que seja transmitido conforto.

Alongar o ambiente: quando o ambiente é quadrado, o espaço aumenta quando uma cor escura é usada em duas paredes, uma de frente para outra.

Teto: se o teto for muito alto, recomenda-se pintá-lo com uma cor um pouco mais escura para dar a sensação de aproximação com quem estiver no ambiente.

Objetos: para ressaltar algum objeto pendurado na parede, recomenda-se usar uma cor intensa para contrastar com o objeto e destacá-lo.


Espaço para as crianças

Se a família tiver crianças em casa, é muito importante reservar um espaço lúdico tanto para leitura como para brincadeiras recreativas. Além disso, é preciso ensinar a própria criança como organizar o seu lugar. Pode ser um cantinho em qualquer lugar da casa, especialmente o quarto ou a sala, que poderá ser transformado em um lugar colorido em que poderão ser abrigados casinhas, carrinhos, bonecas, quebra-cabeças, bloco de encaixe etc.

Recomenda-se que esse cantinho seja arejado, com ótima iluminação e seguro, longe de qualquer móvel que possa comprometer a segurança da criança. Esse espaço pode ser decorado com caixas de plástico e até prateleiras coloridas. Lembre-se de que a organização nesse pequeno espaço é essencial. A criança deve saber das suas responsabilidades desde cedo e os pais precisam dispor de paciência para ensiná-las.


Espaço para animais de estimação

Atualmente, os pet shops dispõem de uma variedade imensa de objetos que ajudam a manter a organização dos animais de estimação como, por exemplo, recipientes para armazenar tudo o que pertence ao animal: coleira, escova, roupinhas etc. O ideal é dispor de um pequeno armário dedicado aos objetos do bichinho de estimação, inclusive os registros veterinários de vacinas e documentos referentes a ele.

Dependendo do tamanho da residência, reserve um espaço para o animal, no caso de cachorros e gatos, um lugar para a casinha e para o jornal onde ele fará suas necessidades, ou no caso de passarinhos, um espaço para abrigar à gaiola.

Caso o animal permaneça muito tempo dentro da residência, considere ter sofás, cadeiras e pufes com tecidos que possam ser lavados e bem higienizados. Tente descartar carpetes.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93