Organização Doméstica em Apartamentos e Quitinetes

A organização é fator essencial para quem deseja manter a casa em ordem.
A organização é fator essencial para quem deseja manter a casa em ordem.

Cotidiano e Bem-estar

20/07/2015

A organização é fator essencial para quem deseja manter a casa em ordem. Veremos abaixo algumas recomendações de organização que passam despercebidas em nosso cotidiano, mas que podem fazer grande diferença em apartamentos pequenos e quitinetes.


Objetos de uso regular

Os objetos que você costuma usar frequentemente devem estar acomodados num lugar de fácil alcance ou acesso, como o carregador do telefone móvel, por exemplo.

Deixe-o próximo das tomadas ou atrás de algum móvel. A mesma dica serve para as chaves que usa no seu cotidiano. Tenha um porta-chaves próximo à porta para abrigar a chave da residência, do carro ou do escritório.

Moradores de apartamentos pequenos ou quitinetes acham que conseguem encontrar facilmente seus pertences por morarem num lugar pequeno e pensam que dificilmente perderiam algo. Isso é um engano. Não economize dinheiro comprando caixas para acomodar seus pertences e definir um lugar o qual saiba onde estão localizados.


Objetos não usados

Não tenha medo de engavetar ou dar objetos que não são usados com frequência. Por exemplo, panela de fondue não é um utensílio usado regularmente e há pessoas que teimam em deixá-la ocupando espaço na cozinha, principalmente em um lugar visível (em cima da geladeira).

Por esse motivo, guarde a panela no armário ou arranje uma caixa de plástico para guardar vários utensílios um dentro do outro e deixar a caixa no armário. Aconselha-se também etiquetar as caixas para saber o que há nelas e não precisar ficar procurando por algo quando necessitar.

Não raramente, nos acostumamos também em deixar várias moedas largadas por aí. Para isso, tenha um cofre ou um pote para guardá-las e não deixá-las espalhadas por toda casa.


Mural

Por causa da correria do dia a dia, nos esquecemos de fazer coisas importantes seja no trabalho ou até cumprir compromissos pessoais. Tenha um mural e um bloco de anotações para pregar contas a serem pagas, horários marcados em médicos ou reuniões. Ter um quadro de avisos ou lembretes é muito importante para cumprir horários.


Lixo

Tenha um cesto de lixo em diferentes lugares da casa, principalmente nas regiões onde mais se concentram os lixos, como perto do escritório ou perto do sofá da sala, onde costuma fazer refeições ou onde abre as correspondências.


Arquivos pessoais

Contas pagas, recibos, notas fiscais, receitas, garantias, manuais de instruções devem ser mantidos em um lugar seguro e extremamente organizado. Não é tão difícil mantê-los organizados se possuir um arquivo de pastas suspensas. Vejamos abaixo como organizar documentos e o tempo certo de mantê-los guardados.


Algumas dicas de organização


• Recibos de aluguel: devem ser guardados por 5 anos. Se puder, solicite à administradora do condomínio uma declaração de inexistência de débito para ficar apenas um papel que justifique todos os outros pagamentos já realizados.

• Contas mensais (água, luz, telefone): aconselha-se a manter os recibos por 5 anos mesmo se você mudar nesse meio tempo, para o caso de haver outra cobrança sobre aquilo que já tenha sido pago.

• Automóvel: guarde todos os documentos referentes ao automóvel, sejam recibos, impostos, registros, manual de instrução etc., durante todo o período em que estiver em posse do veículo.

• Notas fiscais: sejam elas de produtos ou serviços, recomenda-se guardá-las em caso de troca, prejuízo ou como resguardo.

• Cartão de crédito: mantenha os recibos por um ano, pois você pode ter que confirmar algum pagamento já efetuado.

• Seguros, planos de saúde, mensalidades escolar, documentos trabalhistas: devem ser mantidos por 5 anos. Guarde o contracheque para caso de cobrança dos direitos. O comprovante de pagamento de aposentadoria deve ser mantido até que se receba o benefício.

• Notas fiscais de objetos duráveis: armazene-as por toda a vida útil do produto, porque um defeito pode aparecer após a garantia dada pelo fabricante.

Para guardar documentos e contas, utilize pastas separando tudo por categoria/assunto/data. É importante separar as contas pagas das pendentes. Arquive as pastas em prateleiras com portas para que não fiquem à vista de qualquer pessoa. O importante é que fiquem bem ordenadas e sempre atualizadas com a documentação de cada mês.


Separar por assuntos:

Casa: água, luz, telefone, internet, TV a cabo, manuais de eletrodomésticos.

Pessoal: escola, carro, celular, academia.

Saúde: contrato de convênio, receitas, exames.

Finanças: holerite, extrato de conta corrente, investimento, testamentos, declaração de imposto de renda.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

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