Cuidados durante a lavagem do carro

Enxágue cada parte cuidadosamente antes de começar outro setor.
Enxágue cada parte cuidadosamente antes de começar outro setor.

Cotidiano e Bem-estar

03/06/2015

Esse é um detalhe que muitas pessoas “acham que sabem”, mas no fundo acabam cometendo enganos que podem prejudicar o brilho do veículo. Para evitar esses erros e deixar seu automóvel brilhando para a venda, sugerimos os cuidados a seguir.

Carroceria:

Para iniciar a lavagem, escolha um local que tenha sombra, pois se a espuma do sabão ou xampu secar durante a lavagem, isso poderá causar manchas e bolhas na pintura. Se a carroceria do veículo estiver quente, espere ela refrescar, pois o calor abre os poros do verniz, e a água junto com detergentes podem acelerar a deterioração.

Depois desses primeiros cuidados, retire as sujeiras mais pesadas com jatos de água. Em seguida encha um balde com água e xampu automotivo ou sabão neutro (preferência para os com glicerina) e inicie pelo teto, ou seja: lave o carro aos poucos, sempre de cima para baixo.

Enxágue cada parte cuidadosamente antes de começar outro setor, e para secar utilize um pano de microfibra. Eles são encontrados em supermercados e absorvem mais água. Se não for possível, escolha uma toalha macia e limpa para não criar hologramas (unhas de gato) na pintura.

Caso tenha passado por ruas de asfalto muito novo e o piche que se soltou aderiu à lataria, tenha muito cuidado para retirá-lo. Dilua um pouco de querosene em água e passe com um pano apenas nas manchas, pois o querosene retira parte do verniz da pintura.

Assim que as manchas saírem, lave o local com água e sabão até ter certeza de que não sobrou nada de querosene. Tenha o mesmo cuidado com a limpeza, quando houver sujeiras de pássaros. Não há necessidade de utilizar querosene, mas procure limpar o mais rápido possível, pois, quanto mais à sujeira se solidificar, pior para a pintura.

Chegando às partes mais baixas, lave os plásticos, as rodas e pneus com água, sabão e escovas, sem utilizar outros produtos à base de óleo que possam prejudicar a borracha. Se as suas rodas forem de liga leve, encerar pode ser uma boa, pois a cera garante brilho e proteção a elas.

Encerar a pintura do veículo oferece proteção contra o aparecimento de manchas, aumenta sua durabilidade e proporciona mais brilho à pintura, mas são necessários alguns cuidados. Se seu carro tiver até seis meses, acabou de ser repintado ou é muito antigo, não use ceras com silicone.

O tipo da cera é você quem vai decidir, de acordo com a necessidade ou características de seu veículo. Além disso, já existem xampus automotivos que possuem cera líquida em sua composição.

O ideal seria encerar o carro depois de cada lavagem, com a carroceria bem limpa e seca. A melhor e mais tradicional forma de aplicar é com um pano macio, como o de microfibra, espalhando uma pequena quantidade. Depois de espalhar bem, passe um pano seco, também macio, lustrando com movimentos circulares.

Lembre-se de que as partes plásticas precisam ser protegidas, pois a cera pode deixá-las manchadas.

O polimento é muito mais complexo do que a simples aplicação de cera, e seu efeito é mais duradouro. No entanto, é importante saber que a cada polimento realizado, uma fina camada de verniz da pintura é perdida. Portanto, procure fazê-lo entre períodos longos como a cada doze meses, e em um local de confiança com profissionais competentes e ferramentas adequadas.

Destacaremos a seguir os principais tipos de polimentos disponíveis no mercado.

Polimento simples: Feito com massa de polir para uniformizar o verniz, seguido por uma cera para abrir o brilho e “esconder” as marcas do polimento. É indicado que se faça em pinturas novas após 30 dias da aplicação do verniz na lataria.

Polimento cristalizado:
Um processo um pouco diferente. Lixa-se a pintura com lixa 1200, 1500 ou 2000 para uniformizar o verniz, depois é dado um polimento com cera para carros recém-pintados.

Cristalização ou espelhamento: Custa caro, demora até dois dias, e só pode ser feito por quem realmente sabe. Após uma avaliação do carro para verificar a necessidade de lixamento ou não da pintura, o especialista começa a procurar marcas e hologramas com luzes especiais. Várias ceras são aplicadas até atingir o resultado ideal e, no fim, uma cera cristalizadora é aplicada. Para não perder o brilho, é necessária uma manutenção a cada seis meses.

Motor: Tenha cuidado ao lavar o motor e só o faça se tiver o mínimo de conhecimento para tal. Caso contrário, leve a algum lugar especializado nesse tipo de atividade. Da mesma forma, evite lavar o motor com muita frequência, principalmente se estiver pensando em vendê-lo, pois isso não é um bom indício para os conhecedores.

Vale lembrar que as centrais eletrônicas e os componentes eletrônicos do motor são sensíveis aos jatos fortes de água e aos produtos químicos derivados do petróleo que também podem danificar as borrachas e prejudicar o seu funcionamento.

Importante: Só realize qualquer limpeza do motor com o carro desligado e o motor frio.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93