Cultivo de Orquídeas - As Orquídeas

As orquídeas são apreciadas em muitos lugares pelo mundo, especialmente no Brasil
As orquídeas são apreciadas em muitos lugares pelo mundo, especialmente no Brasil

Cotidiano e Bem-estar

01/06/2015

As orquídeas são plantas herbáceas da família Orchidaceae. Estima-se que no mundo existam cerca de 1.800 gêneros e em cada um deles podemos encontrar mais dezenas de espécies diferentes com uma grande variedade de formas, cores e tamanhos.


São plantas que se desenvolvem sobre outras plantas, usando-as como apoio em busca de luz, sem que causem prejuízos a elas. Por isso é errado dizer que as orquídeas são plantas parasitas.


As orquídeas são apreciadas em muitos lugares pelo mundo, especialmente no Brasil, o que torna a sua cultivação, além de um hobby, também uma prática rentável. No Brasil existem orquídeas de vários tipos, que podem ser encontradas tanto nas florestas quanto em orquidários feitos em casas.


Sabe-se que são formadas por sépalas e pétalas em número de três ou múltiplo de três. Para entendermos melhor, vejamos a imagem da espécie Cattleya.


As sépalas de uma orquídea têm uma forma mais simples e servem para garantir a proteção da flor. Ao desabrochar, passam a ser tão elegantes quanto às pétalas.


O labelo corresponde a uma das pétalas, porém, é diferente delas. Ele possui uma cor mais forte que as pétalas, podendo também apresentar listras, pontuações e manchas. Tem como função atrair os insetos para que eles possam trazer o pólen e auxiliar na polinização.


Na maioria dos casos, não deve ocorrer espaços entre as pétalas e as sépalas. Observa-se também que o labelo precisa estar levemente encurvado para frente, desde que não esteja em um ângulo reto com as sépalas.


Porém, é bom prestar sempre atenção na espécie da orquídea. Por exemplo, a C. Araguaiense possui espaços entre pétalas e sépalas, o que é natural desse gênero.
Torna-se muito importante para o cultivo de uma orquídea, fora do seu habitat natural, ficar atento à luz, temperatura, umidade, água, adubação, substrato e vasos.


As plantas bem cuidadas possuem, em geral, uma forma arredondada e plana, além de se tornar bastante visível a sua cor, tamanho, textura, número de flores de acordo com a sua espécie.


As orquídeas possuem duas formas principais: Simpodia e Monopodial.


Simpodial: É um tipo de orquídea que possui os rizomas com crescimento linear. Por esse motivo, devem ser plantadas de um lado do vaso para que cresçam em direção ao outro lado. Destacam-se a Cattleya e Laelias.


Monopodial:
Possui o caule com crescimento contínuo. Destacam-se a Phalaenopsis, Vanda e Dendrobium.


As orquídeas podem ser classificadas como:


Epífitas: Nesse caso, a orquídea se desenvolve em troncos e galhos de árvores. Muitos a conhecem como planta parasita, o que não é verdade, pois ela não danifica a árvore hospedeira. Ela consegue se manter por meio do oxigênio absorvido pelas folhas, da umidade do ar, do sol, da água da chuva e dos nutrientes de folhas e insetos mortos.


Terrestres:
Vivem no solo. Na maioria dos casos, são plantas de climas temperados e mais amenos. São mais produtivas em ambientes menos ensolarados.


Rupícolas ou Litofíticas: Vivem em solo rochoso, em regiões ensolaradas. Suas raízes se mantêm protegidas nas fendas das rochas ou sob o mato. São plantas resistentes a temperaturas adversas.


Saprófitas:
Não possui clorofila e, portanto, se desenvolve com o auxílio de um fungo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93