Como Melhorar A Sua Comunicação Oral

O aperfeiçoamento da oralidade só é possível com a prática.
O aperfeiçoamento da oralidade só é possível com a prática.

Cotidiano e Bem-estar

14/05/2015

Ao compartilharmos qualquer tipo de informação com alguém, preocupamo-nos em torná-la o mais compreensível possível. Todo comunicador eficiente consegue envolver o interlocutor e provocar seu interesse naquilo que lhe está sendo transmitido oralmente. Essa capacidade de envolvimento pode ser nata ou adquirida. No entanto, existem técnicas de comunicação oral capazes de ensinar você a se tornar mais eficiente quando se utilizar da fala.

A comunicação é uma ciência, portanto nos oferece meios para resolvermos uma dificuldade encontrada. Então, se você não se considera um comunicador nato e sente dificuldades com sua comunicação oral, acredite, poucas pessoas nascem com a arte ou o poder de persuadir pelo discurso. Poucos têm habilidade em se fazer entender plenamente pela retórica. Mas, ao contrário do que muitos pensam, qualquer pessoa pode aperfeiçoar-se em comunicação oral para envolver o interlocutor e, assim, tornar-se um bom comunicador. Basta apenas que se empenhe.

Veja abaixo algumas dicas que poderão ajudar você na comunicação oral:

• O primeiro passo é aprender a reconhecer seus medos. Identifique situações que lhe causam insegurança quando estiver se comunicando oralmente e descubra o motivo. Se não tiver conhecimento sobre determinado assunto, informe-se, estude, pesquise e obtenha o maior número de informações possíveis. Assim, a possível sensação de inferioridade poderá ser eliminada, e a conversa fluirá com mais naturalidade.

• Lembre-se sempre de que seu ouvinte entenderá, mediante o que você falar. Então, ao se comunicar, seja preciso e objetivo. Foque no assunto, para ser bem interpretado.

• Identifique da melhor forma possível a pessoa com quem está falando. Analise a idade, nível escolar e cultura.

• Faça com que sempre sua fala esteja adequada ao nível do receptor. Isso facilitará o recebimento e interpretação da mensagem que você está pretendendo transmitir.

• Não exceda o tempo de tolerância das pessoas na capacidade de atenção. Isso é válido para apresentações ou bate-papos informais.

• Não seja repetitivo, isto é, redundante.

• Cuidado com erros gramaticais, vícios de linguagem e gírias. Isso poderá dificultar a compreensão daquilo que queira transmitir, caso o seu Interlocutor não tenha conhecimento da variante linguística que está sendo adotado por você.

• Se precisar passar informações longas por telefone ou pessoalmente, primeiramente escreva o que quer falar. Isso ajudará na elaboração e organização dos pensamentos.

• O segredo de tornar eficiente a comunicação oral reside ainda em saber aonde se quer chegar. Não adianta contestar e discutir, se você mesmo não tem uma opinião formada em determinado assunto.


Ainda assim, outros fatores poderão ajudar você a se fazer entender e ser compreendido satisfatoriamente. Como já vimos nesse estudo, situações tidas como emocionais, porém algumas de nossas características físicas, tidas como ferramentas da oralidade, também conseguem facilitar ou dificultar no universo da comunicação. Na oralidade, a capacidade de comunicação pode ser intensificada, tornando-se mais compreensível, quando as palavras forem acompanhadas de algumas sustentações.

O sucesso da Comunicação poderá ser atingido, se alguns cuidados forem respeitados, como:

• Volume e melodia da voz;

• Pronúncia correta das palavras;

• Uso correto das palavras;

• Valorização de alguns aspectos no decorrer do discurso;

• Ação da pronúncia das palavras, determinando quando se tratar de uma dúvida, afirmação ou demonstração de surpresa;

• Proeminência e firmeza na voz;

• Vibração ao falar;

• Respiração correta (procurar respirar lentamente e não exceder na fala a capacidade de seus pulmões);

• Mantenha o ritmo de sua fala ao conversar, evite começar devagar e terminar correndo, ou vice-versa.

Enfim, não tenha medo de errar. O aperfeiçoamento da oralidade só é possível com a prática. E afinal, como já dissemos, se você ainda encontra alguns problemas ao se comunicar, leia, pratique e se aperfeiçoe, comunicando-se sempre.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93