Dicas de elegância nos coquetéis e à mesa

Legumes, croquetes e tortas não se utilizam facas para se cortar.
Legumes, croquetes e tortas não se utilizam facas para se cortar.

Cotidiano e Bem-estar

15/04/2015

Lembre-se: não se usa o guardanapo para pegar os salgados e sim para limpar a ponta dos dedos, além de evitar que o copo transpire em suas mãos. Se não houver locais apropriados para jogá-los fora, então os guarde por algum tempo no bolso.

Circule entre as pessoas com desenvoltura, mas não queira parecer popular demais, nem interrompa conversas para se fazer notar.

Seja natural e elegante, sempre! Ao toque do celular, peça licença e atenda a ligação em um lugar mais reservado.


Não se esqueça de:

Nunca comer com a boca aberta, muito menos falando. Além de causar uma péssima impressão de sua autoimagem, é imperdoável.

Jamais falar à mesa de assuntos dos mais desagradáveis, tais como: doenças, fofocas, dificuldades financeiras ou mortes. Evite também assuntos polêmicos a exemplo de preferências políticas, religiosas ou sexuais das pessoas, estejam elas presentes ou não.

Em momento algum se sentar à mesa de boné ou óculos escuros. Levar o guardanapo sempre à boca, antes se servir de uma bebida.


Síntese:

Em um evento formal, não elogie e nem faça comentários a respeito do cardápio servido ou pense em pedir receitas para parecer íntimo do anfitrião.

Legumes, croquetes e tortas não se utilizam facas para se cortar.

Se o guardanapo for ao chão, não se abaixe para apanhá-lo, deixe que o garçom ou o maître o faça. Se ele não perceber, sinalize discretamente. Em um ambiente informal, por exemplo, na casa de amigos, não há problema em você mesmo pegar o guardanapo e avisar ao empregado. Não precisa avisar que vai ao toalete, basta pedir licença e se retirar. Ninguém precisa saber sobre sua intimidade.

Durante um almoço ou jantar, peça licença e saia da mesa para atender a uma ligação, se esta for de máxima importância. Se for possível, mantenha o celular desligado durante o evento.

Caso seja convidado para um jantar na residência de alguém e se pretende oferecer flores para a anfitriã, faça-o durante o dia acompanhado de um cartão pessoal (apenas com seu nome) ou mande-as no dia seguinte.

Não é conveniente levar flores para um jantar, a menos que seja em um vaso plantado, como por exemplo, uma orquídea. Se trouxer um vinho, não se sinta desprestigiado se os anfitriões não o abrirem na mesma noite.

Sirva-se sempre de pequenas porções no prato. Sendo um serviço à americana, você poderá repetir mais de uma vez, sem problemas. Se o serviço for à francesa, por exemplo, o garçom oferecerá por até duas vezes o prato principal, já que a entrada e a sobremesa não se repetem.

Se engolir um caroço de azeitona, ou mesmo uma espinha de peixe, tire-os da boca com a ajuda de um garfo, de maneira discreta. Se não for possível, com a mão em forma de concha, tire o caroço e coloque-o no prato de serviço da maneira mais discreta.

Batatas chips podem ser comidas com as mãos, assim como as tirinhas de cenoura, salmão, ou azeitonas do “couvert”.

O frango se come sempre com garfo e faca, exceto “a passarinho”. A rã, por sua vez, se servida como entrada, come-se com as mãos, mas se servida como refeição principal, usa-se a faca e o garfo.

Ao entrar em um restaurante, cumprimente as pessoas em outras mesas, sempre discretamente e à distância. Ao passar por amigos ou pessoas conhecidas em uma mesa, apenas acene, não precisa dar a mão. É deselegante e anti-higiênico.

Bolsas, malas ou qualquer outro volume devem ser sempre colocados sobre uma cadeira ao lado da mesa e nunca sobre esta! Circule entre as pessoas com desenvoltura, não queira parecer popular demais, nem interrompa conversas para se fazer notar.

Sirva-se com cautela de bebidas alcoólicas e não faça montinhos de salgados na mão.

Ao ser apresentado a alguém, apenas pergunte: “como vai”? Ao final, diga: “muito prazer em conhecê-lo (a)”. Como anfitrião, ao apresentar alguém, cite algo sobre a pessoa, sua profissão, seu “hobby”, para que haja um início de conversa entre ela e o seu outro convidado. É delicado de sua parte.


Evitar sempre:

Tirar os sapatos debaixo da mesa, qualquer que seja a situação e quem quer que seja, homem ou mulher.

Partir em pedaços todos os alimentos antes de comer (exceto na situação de crianças menores de doze anos presentes à mesa).

Comer e falar ao mesmo tempo. Mastigar os alimentos de boca aberta ou palitar os dentes. O uso do fio dental após as refeições é higiênico e recomendado, desde que, na privacidade em um toalete.

Usar perfume forte que exala por todo o recinto, seja no restaurante ou em um almoço ou jantar com outros convidados ao seu lado.


Cuidados

Não beba demais, quanto mais ingestão de álcool, mais difícil é manter a classe.

Se o traje solicitado é passeio completo, deve-se usar terno completo (com gravata) para os homens e blazer com saia ou calças compridas para as mulheres. Sendo um evento mais sofisticado, um terninho elegante ou um vestido mais nobre é uma boa sugestão.


Noite de queijos e vinhos

Neste tipo de evento, os queijos estão dispostos em geral sobre uma tábua, (chamada de tábua de queijos) há sempre um pratinho ao lado, acompanhado de uma pequena espátula para cortar o queijo. Você deve servir-se de, no máximo, três tipos diferentes que podem ser comidos sobre as torradas, o pão ou até mesmo em fatias, partindo e comendo com o garfo.

Peça a ajuda do “Sommellier” ou do “Mâitre” para escolher um vinho adequado a cada tipo de queijo, como por exemplo; o requeijão que se harmoniza com o champanhe seco ou o vinho branco, o gorgonzola com um vinho mais forte (um “merlot noir”), e assim por diante. Se o vinho for muito caro, não tenha constrangimento em pedir um barato.

Se o convite para o coquetel diz passeio completo: Um tailleur é sempre bem-vindo, tons claros para o dia e escuros para a noite. Terno claro se o coquetel acontece pelo dia. Para a noite, o terno é sempre escuro.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93