Celular: Ter ou não ter

Celular: Ter ou não ter
Celular: Ter ou não ter

Cotidiano e Bem-estar

12/04/2015

Você já percebeu a propaganda bilionária que é colocada nas várias mídias por causa do celular antes de sua compra e o quanto é vendido a ideia de que o celular vai te completar e te fazer feliz.


Este artigo quer chamar atenção para os efeitos colaterais dessa massificação do uso do celular por parte da população sem que ela saiba dos efeitos negativos deste aparelho, como por exemplo, a falta de concentração.


Nas escolas percebemos a queda de braço entre uso disfarçado do celular por parte dos alunos e a proibição por parte dos professores e colégio. Vemos alunos que se desligam da aula para ver a conversa por debaixo da mesa no Whatapp, onde esta pratica levará?


Segundo a Anatel, em março deste ano o Brasil possuía mais de 270 milhões de telefones celulares ativos, o que representa mais do que a população do país (aproximadamente de 200 milhões de pessoas).


Já existe mais de um celular por pessoa no Brasil, será este aparelho tão bom assim, ou as pessoas estão sendo vitimas de uma propaganda massificada que não as deixam pensar direito no que estão fazendo?


Os smartphones podem prejudicar o desenvolvimento cerebral dos bebês, incentivarem a obesidade, prejudicar o sono, aprofundar problemas emocionais, ampliar o déficit de atenção, sem falar na polêmica emissão de radiação.


Sem falar nos hackers ou cybercriminosos que podem voltar as suas atenções para o celular por conta do aumento do uso destes aparelhos no Brasil e no mundo.


É imenso o número de pessoas que não usam antivírus em seus celulares e ao mesmo tempo usam o celular em wifi de shopping Center, armazenam grandes quantidades de dados pessoas sem falar na possibilidade de roubo pelas ruas da cidade.


Precisamos aprender a usar estes aparelhos para evitarmos prejuízos financeiros e de saúde, as pessoas estão assumindo a posição de que o celular é totalmente seguro e benéfico a elas. É importantíssimo ter horário para o uso destes aparelhos e não se sentir nu por não estar com eles, veja a questão do celular no trânsito, mais um exemplo da falta de horário para usar o celular.


Não tenho dúvidas de que o celular deveria ser vendido com uma cartilha de uso destes aparelhos, esclarecendo que podem ser bom ou muito ruim para a vida dos consumidores dependendo do modo como são usados.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Luis Claudio Alves dos Santos

por Luis Claudio Alves dos Santos

Professor de Informática, Matemática e Física, 51 anos, casado, carioca, flamenguista. Já trabalhei no Senac e Senai. Atualmente sou professor do Estado do Rio de Janeiro com duas matriculas e Amo Matemática e Informática.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93